Tarifa Zero começou a valer hoje em Paranaguá


Por Publicado 15/03/2022 às 18h25 Atualizado 17/02/2024 às 03h55

Na manhã desta terça-feira (15) passou a valer o Programa Tarifa Zero para todo o transporte pública da cidade de Paranaguá.

De acordo com a prefeitura, cerca de 40 mil pessoas deixarão de pagar a passagem que custava R$ 3,70. A novidade, que é uma ação própria e de pouca adesão entre as cidades brasileiras, ganhou ar de expectativa e começa a ser analisada por outros municípios, como Balneário Camboriú e cidades da região Sudeste.

Se a medida vanguardista funcionar como esperado, Paranaguá deve servir de modelo para outras grandes metrópoles, já que para um município com 150 mil habitantes, a lei é inovadora e fora dos padrões adotados.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PODEMOS) ressaltou, em entrevista ao JB Litoral, a importância da implantação dessa medida, principalmente no momento de incerteza econômica que o país vem passando. “Nós vamos servir de exemplo. Vimos muitas cidades do Paraná passando por dificuldades e aumentando a passagem e nós conseguimos realizar essa grande proposta. O dinheiro que entra nos cofres públicos, nós estamos devolvendo para a população, seja na saúde, educação ou no transporte público”, declarou.

A medida, que foi sancionada no dia 13 de dezembro, causou polêmica entre servidores municipais e chegou a ser retirada de votação. O texto sofreu alterações e então foi apreciado e aprovado pela Câmara dos Vereadores.

Com o texto dizendo que a mudança ocorreria 90 dias após a sanção, o prazo se encerrou nesse dia 15. Os meses anteriores serviram para ajustar a frota e organizar o cadastro dos parnanguaras e de quem trabalha na cidade para não precisar mais pagar a passagem.

A secretária de Serviços Urbanos, Christianara Foulkenig, agradeceu a toda a equipe envolvida e, ainda, pela dedicação em fazer acontecer o programa. “Parabenizo o prefeito pela coragem e ousadia de fazer este projeto, sempre pensando naqueles que mais necessitam. Este é um projeto social que vai proporcionar um incremento na renda das famílias que utilizam o transporte coletivo”, comentou.

Entenda como funciona

De acordo com a lei em vigor, a base de cálculo mensal a ser paga pelo empresariado será determinada pelo número de empregados vinculados à unidade, sede ou estabelecimento de cada pessoa física ou jurídica empregadora, multiplicado pelo valor de R$ 50 por cada empregado registrado, podendo este valor ser revisto anualmente mediante decreto municipal. O recolhimento seria feito por guia específica emitida pela Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento.

A mudança deve gerar um melhor aproveitamento da frota, diminuição dos tempos de intervalos entre ônibus, a criação de mais rotas e o menor custo possível à operação, o que garantiria, segundo a gestão municipal, a eficiência e eficácia do transporte público.

Assista a transmissão ao vivo da inauguração do Programa Tarifa Zero:

▶️ JB AO VIVO 🟢 Prefeitura de Paranaguá lança o programa Tarifa Zero no transporte coletivo. Acompanhe!#JBAoVivo #Paranaguá

Publicado por JB Litoral em Terça-feira, 15 de março de 2022