TCP investe R$ 80 mil em reforma do Centro Comunitário da Costeira, em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/06/2022 às 15h55 Atualizado 17/02/2024 às 10h56

A Associação de Moradores da Costeira, em Paranaguá, iniciou, em junho, as obras de ampliação do Centro Comunitário do bairro. O serviço foi um pedido realizado à empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que disponibilizou R$ 80 mil para a realização da intervenção, que deverá ser concluída em julho.

A ação faz parte das medidas compensatórias realizadas pela TCP, devido aos impactos causados à comunidade por sua atividade. O presidente da associação, Geovanne do Rocio de Lima Martins, destaca que a reforma trará mais comodidade para os moradores do bairro. Após a conclusão da obra, o local ganhará 85 metros quadrados de área com espaço kids, escritório, depósito e vestiário externo.

Temos uma parceria com a maioria das empresas instaladas dentro da Costeira e a TCP é uma delas, que sempre nos atende na maioria das propostas que apresentamos. Com a ampliação, teremos o espaço kids para atender as crianças, um escritório e um depósito para guardarmos os materiais da associação, além de um vestiário externo para quem faz a prática do esporte no Meu Campinho”, diz Geovanne.

Segundo ele, todos os meses, 12 famílias da comunidade são atendidas com cestas básicas na associação, doadas pela União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (UMAMP). Além disso, no Centro Comunitário são realizadas festas comunitárias em datas comemorativas, como dia das mulheres, das mães, das crianças, páscoa, festa junina e natal.

Sem custo, cursos profissionalizantes, aulas de ginástica e aeróbica, escolinha de futebol infantil e aulas de dança também estão disponíveis para os moradores. Até quem não reside no bairro pode ter acesso ao Centro Comunitário para realizar suas festividades por meio da locação do espaço.

Mais cursos e atendimentos


A proposta da associação é ampliar o local para que o atendimento ao público possa ser feito de forma mais abrangente. “Queremos oferecer mais cursos para nossos moradores e, especialmente, para os adolescentes, pois a parceria com a TCP nos possibilita isso. O próximo a ser realizado será com a temática ‘como se portar em uma entrevista de emprego e como fazer um currículo’, e será ministrado na associação. Além disso, também teremos o curso de primeiros socorros, com 60 vagas para os moradores e educadoras do CMEI Milena Bonfim, na Costeira, que lidam com bebês de 0 a 5 anos”, diz Geovanne.

A associação de moradores também receberá computadores e a expectativa é de disponibilizar aulas de inglês, informática básica, segurança no trabalho e alfabetização na grade de disciplinas. As benfeitorias estão sendo oferecidas pela TCP.

O vice-presidente da associação de moradores, Rinaldo Galdino, diz que está muito contente com o andamento da obra. “As obras estão avançando rapidamente e estamos muito felizes, pois essa reforma trará mais comodidade para os moradores, além de agregar valor ao bairro e atrair mais investimentos e novas empresas interessadas em apoiar nossa comunidade. Esperamos que o povo da Costeira usufrua muito do novo Centro Comunitário”, destaca.

Segundo Thomas Lima, diretor comercial e institucional da empresa, o objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável de Paranaguá. “Esse é um dos valores da nossa administração”, conclui.