Toque de recolher: PM e prefeitura de Paranaguá realizam fiscalização


Por Redação JB Litoral Publicado 04/12/2020 Atualizado 15/02/2024

Na noite desta quinta-feira, 03, a Prefeitura de Paranaguá realizou ação de fiscalização orientativa para o cumprimento do decreto estadual nº 6294/2020, que determina o toque de recolher das 23h às 05h, com isso, fica proibida a circulação de pessoas em espaços públicos, excluindo as atividades consideradas essenciais. A fiscalização ocorreu em vários bairros de Paranaguá, com as equipes realizando a orientação.

Em entrevista ao JB Litoral, durante live transmitida na página do Facebook, a Comandante da Guarda Civil Municipal, Márcia Garcia, ressaltou que esta ação ocorre, a princípio, de maneira orientativa. “Nós (Guarda Municipal), juntamente com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Urbanismo, estamos fazendo uma fiscalização para orientar a população. Pois precisamos fazer valer o decreto estadual para evitar que o coronavírus se espalhe em nossa região. Pedimos que as pessoas colaborem, pois não queremos nenhuma repressão”, disse.

O município de Paranaguá tem em vigência diversas normas sanitárias que determinam medidas preventivas para evitar a propagação do vírus, conforme decretos publicados. O secretário de Urbanismo, Koiti Claudio Takiguti, afirma que esta operação ocorrerá pelo período em que durar o decreto estadual. “Iniciamos esta ação para auxiliar no cumprimento do decreto do Governo do Estado, em uma tentativa de segurar o avanço do coronavírus. O objetivo maior é a orientação, mas nos casos extremos, onde os estabelecimentos não estiverem devidamente licenciados podem ser notificados e autuados”, ressaltou.

Os números da Covid-19 têm crescido em todo o Estado, o que gera preocupação nas autoridades, pois a reprodução do vírus se encontra acima da média para a capacidade de leitos de UTI exclusivos para o atendimento da doença.

Participaram da ação a Secretaria Municipal de Urbanismo, Secretaria Municipal de Segurança, o Comando da Guarda Civil Municipal, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e a Polícia Militar.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá