Trabalhadores da saúde ganham ação contra empresa que atende ao SAMU


Por Redação JB Litoral Publicado 01/05/2014 Atualizado 14/02/2024

No mês passado, os trabalhadores da saúde do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Litoral do Paraná (SINDEESP) obtiveram a primeira vitória judicial perante a Humanamed, empresa que comanda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do litoral do Paraná. O presidente do SINDEESP, Jaime Ferreira dos Santos, o Jaime da Saúde, afirmou que a ação ganha traz uma série de benefícios aos trabalhadores, inclusive aos que já receberam os recursos advindos do adicional de insalubridade, vale-alimentação e salários atrasados, algo que não havia sido pago desde o início da gestão do SAMU.

“É mais uma vitória que nós tivemos frente a essa luta desigual do SAMU com o Sindicato e a gente vem conversando sempre com a empresa Humanamed, Apracon, CISLIPA e com uma nova empresa que entrará agora, que é justamente para que se paguem esses valores que é direito dos trabalhadores”, afirma Jaime da Saúde. O presidente do SINDEESP ressalta que existem muitas empresas que seguem à risca as Convenções Coletivas de Trabalho, algo que inclusive onera a empresa de forma menor do que é cobrado nas ações judiciais da categoria. “Quem paga errado, paga duas vezes”, destaca.

A ação vencida pelo Sindicato traz benefícios a todos os trabalhadores da saúde do SAMU que ingressaram no processo, sendo que o valor recebido varia de acordo com o tempo que cada um trabalha no local. Jaime da Saúde fez questão de frisar o bom trabalho feito pela assessoria jurídica do Sindicato, que se empenharam no caso, beneficiando os trabalhadores da saúde que tiveram seus direitos trabalhistas desrespeitados. “E já informo a todos os estabelecimentos de saúde do litoral do Paraná que vamos fazer um pente fino este ano em todas as empresas que deixam de pagar ou cumprir a convenção coletiva de trabalho. Sindicalismo cidadão ético e inovador”, finaliza Jaime.