Adolescentes do Litoral embarcam nesta quarta para o Canadá


Por Publicado 08/02/2022 às 18h44 Atualizado 17/02/2024 às 01h28

Falta pouco para que os jovens João Pedro Lana Santos, de Paranaguá, Graziela dos Santos Rossoni, de Guaraqueçaba e Carlos Eduardo Soares Pereira, de Antonina, embarquem rumo ao Canadá.

Os adolescentes são da rede estadual e foram selecionados para o programa Ganhando o Mundo do Governo do Estado. Ao todo, são 100 alunos de diferentes cidades paranaenses. Eles farão o embarque nesta quarta-feira (9), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

De lá, os três representantes do litoral irão para São Paulo e ficarão em um hotel à espera da ida para o país norte-americano. O intercâmbio terá duração de um semestre letivo e os estudantes retornam para cursar o segundo semestre em seus respectivos colégios.

O parnanguara conversou com a reportagem e afirmou que não imaginava que conseguiria ser um dos escolhidos. “Quando me inscrevi no programa, foi apenas por recomendação da minha professora de inglês, pois não acreditava muito que, em meio a diversos alunos que se inscreveram, eu passaria nesse intercâmbio, representando toda a cidade de Paranaguá”, explica.

Graziela diz que não vê a hora de embarcar “Eu só tenho a agradecer por todo o apoio que recebi. Vou sentir muita saudade de todos nesses meses longe. Sem o apoio que recebi, não teria chegado onde cheguei”, ressalta a menina de 16 anos.

Carlos, da cidade histórica de Antonina relembra que ficou extasiado quando foi convocado. “Na hora fiquei sem reação e liguei para minha mãe, que chorou assim que contei sobre ter conseguido a vaga. Demorou cerca de três dias para que finalmente conseguisse acreditar no que havia acontecido“, relembra.

Gestores ansiosos

Roni Miranda Vieira, diretor de Educação da Secretaria de Educação e Esportes (SEED), reforça que essa experiência será vantajosa para todos os jovens. “Esse é um programa idealizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Desde 2019, antes de assumir, já estava no plano de governo dele, mas aí veio a pandemia e tivemos que postergar. Agora, os 100 estudantes embarcam para o Canadá. Vai ser uma experiência única para o enriquecimento cultural e acadêmico deles. A gente espera que eles sejam grandes multiplicadores, já que vão retornar para suas escolas, para suas cidades, trazendo toda a sua experiência”, afirmou.

Para o coordenador de Articulação Acadêmica da SEED, Marlon de Campos Mateus, o projeto está dando um reconhecimento merecido e uma oportunidade única para os alunos mais dedicados do Estado. “Nós estamos muito felizes. O Governo do Estado está oferecendo oportunidade para complementar esse empenho dos nossos estudantes. É um passo muito importante, unindo os seus esforços com a oportunidade que estão recebendo”, declarou.

A ideia é que o programa tenha edições futuras e mande para o exterior alunos de escolas de todas as regiões do Estado. “É uma porta que se abre. Nós vamos trazer essa perspectiva de intercâmbio para educação básica do Estado do Paraná. Hoje, são 100 estudantes, mas vamos chegar a 2 mil, 10 mil, 50 mil estudantes. São os primeiros de um grande grupo que vão fazer intercâmbio pelo Governo do Estado”, ressaltou o diretor.