Tripulante de navio que viria a Paranaguá morre de Covid-19


Por Marinna Prota Publicado 20/07/2021 Atualizado 16/02/2024
PARANAGUÁ COVID-19

Um navio cargueiro com bandeira do Chipre e veio da Europa ao Brasil carregado com uma carga de malte. Em 30 de junho, os tripulantes da embarcação chamada Shoveler, que tinha como destino o Porto de Paranaguá começaram a apresentar sintomas da Covid-19 e por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o navio acabou atracando no Porto de Recife. Dos 19 tripulantes, nove estariam com a doença e um deles faleceu no domingo (18), após ser contaminado com a variante delta da doença pandêmica.

Dois marinheiros contraíram a doença na forma mais grave e precisaram ser hospitalizado. O homem que morreu tinha 50 anos e estava em um hospital particular de Pernambuco desde o dia 1° de julho. O senhor tinha origem filipina, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os demais tripulantes seguem sendo monitorados pelas autoridades de saúde do país.

Paranaguá e todas as cidades do litoral ainda não apresentaram nenhum caso confirmado de contaminação pela variante delta. A preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é de que o vírus nesta forma se espalha mais rápido e pode acabar contribuindo com uma nova onda de infectados pela Covid-19.

Já foram identificados no Brasil 110 casos da variante Delta do novo coronavírus. Desses, cinco casos evoluíram para quadro grave que resultou em morte. Antigamente conhecida como “variante indiana”, essa modalidade possui uma taxa de infecção maior do que o coronavírus original. Dos 110 casos registrados, foram 83 no Rio de Janeiro, 13 no Paraná, seis em um navio que ficou parado na costa do Maranhão, um em Minas Gerais, dois em Goiás, três em São Paulo e dois em Pernambuco.

Por Marinna Protasiewytch