Troca do manto da Mãe do Rocio dá abertura à festa anual; entenda significado das novidades


Por Assessoria de Imprensa Publicado 01/11/2021 às 22h17 Atualizado 16/02/2024 às 18h03

Na noite de domingo (31), centenas de devotos estiveram presentes no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio para acompanhar a cerimônia de troca do manto da Santa Mãe. Um dos momentos mais aguardados e emocionantes foi a descida da imagem oficial da Mãe do Rocio de seu nicho, quando caminhou entre os devotos.

Na ocasião, o manto de Nossa Senhora do Rocio, que vestirá a imagem até a próxima festa, em 2022, foi apresentado aos fieis. A produção da nova vestimenta foi inspirada no tema da festividade “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”.

De acordo com o designer que produziu o manto, Fábio Ítalo, o manto simboliza proteção, amparo e amor. “Os bordados em dourado, que adornam o manto, simbolizam a realeza e nos lembram de que Nossa Senhora do Rocio é rainha do céu e da terra. Conforme diz o Salmo 44, ‘À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir”, diz.

A concha que aparece no novo manto também tem uma importante simbologia. Ela é utilizada em iconografias sobre a anunciação de Nossa Senhora e remete à água que, por sua vez, é matéria da purificação, da vida nova e da regeneração pelo batismo.

“Podemos observar que existem cinco relicários em formato de concha, eles são uma homenagem aos dois papas vivos: Papa Bento XVI e Papa Francisco. Além disso, também homenageiam o bispo Dom Edmar Peron, que representa a diocese de Paranaguá, o padre Dirson Gonçalves, missionário redentorista e reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora Rocio e o papa São Paulo VI, que proclamou Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná”, explica Fábio Ítalo.

Além disso, também há o monograma do santíssimo nome da Virgem Maria, junto a uma coroa de doze estrelas, que representa os apóstolos de Jesus Cristo. Para finalizar, a nova vestimenta conta com um broche, que é um crucifixo estilizado, homenageando todas as vítimas da Covid-19.

A peça foi bordada em cetim italiano, fios de linha de ouro, vidrilhos, miçangas, pérolas, strass e pedras semipreciosas. A arte e bordado é de Fábio Ítalo, com a participação de Phillipe Ralph e João Renato Bonaldi.