Um espaço vibrante, cheio de cores, imagens, sons, e até aromas e sabores. Assim era o estande de Paranaguá em um dos eventos mais importantes do setor turístico do Paraná, considerado uma vitrine de negócios locais, nacionais e internacionais. A Feira de Turismo e Negócios, realizada durante o Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu, teve sua abertura na noite de quarta-feira (5) e continuou na quinta (6) e sexta-feira (7). Durante o evento, mais de 1.000 pessoas visitaram o espaço dedicado à Cidade Mãe do Paraná, onde foram recebidas pelos secretários de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, e de Comunicação, Emanuel Andrade.
A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) atendeu profissionais do trade turístico, incluindo agentes de viagens, estudantes e autoridades interessadas em conhecer o destino litorâneo.
Acolhedora, cultural e histórica
Em conversa com o JB Litoral, ao retornar do evento, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, expressou a satisfação da equipe com a repercussão da participação parnanguara. “O Festival das Cataratas é uma das principais feiras de turismo e negócios do Brasil e da América Latina. É um local onde os destinos do Paraná são evidenciados e temos operadores de toda a América Latina procurando novos produtos, novos destinos para comercializar. E Paranaguá fez uma presença muito importante no festival, teve um espaço muito bonito, que trouxe o patrimônio histórico como evidência, o turismo cultural que a cidade tem tão forte”, disse Plahtyn.
Produção de conteúdo
Para quem não participou presencialmente da feira deste ano, a secretária de Cultura e Turismo destacou uma das novidades levadas pela equipe de Paranaguá: um podcast ao vivo. “Conseguimos entrevistas muito boas, que puderam nos dar um feedback em relação a como o destino de Paranaguá está sendo visto fora, a impressão que as pessoas têm da cidade. Isso é muito importante. A gente teve o ministro Celso Sabino; o Paulo Angeli, que é o idealizador da feira e o secretário de estado de Turismo, Márcio Nunes”, completou Maria.
O podcast foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), que não só promoveu conteúdos turísticos, mas também inovou ao transmitir diretamente do evento. “Esse podcast ofereceu insights sobre o turismo local e suas potencialidades, aproximando o público das experiências proporcionadas por Paranaguá. Além disso, a Secom apresentou a nova campanha turística da cidade, utilizando um material audiovisual que capturou a atenção dos presentes ao mostrar as belezas e atrações do município”, pontuou o secretário Emanuel Andrade.
Até barreado!
O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, marcou presença no espaço de Paranaguá, onde participou da abertura simbólica da tradicional panela de barro para servir o barreado, prato típico da região, aos participantes. Nunes enfatizou a importância da colaboração entre o Estado e o Município.
“A parceria entre o Governo do Estado e Paranaguá é fundamental para impulsionar o turismo no Litoral. Juntos, estamos desenvolvendo estratégias que valorizam nossas belezas naturais e culturais, fortalecendo o destino e atraindo cada vez mais visitantes“, afirmou.