Turistas devem redobrar os cuidados em rios e trilhas do litoral neste feriadão


Por Diogo Monteiro Publicado 05/09/2021 às 11h49 Atualizado 16/02/2024 às 12h21

Nem só de praia vivem aqueles que vão aproveitar o feriado da independência. As opções para descansar e contemplar a natureza são as maios variadas. Muitos adeptos as trilhas, rios e cachoeiras vão em busca de espaços para realizar caminhadas, como por exemplo as trilhas existentes nos principais parques do litoral.

Em entrevista ao JB Litoral, o Tenente Malaquias, responsável pela comunicação do 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Litoral, ressaltou que muitos procuram as áreas de mata para realizar as suas atividades e, segundo ele, sempre que a escolha for pelas trilhas do litoral é extremamente importante informar aos responsáveis pelas áreas o destino e o tamanho do grupo.

“Além dos Pontos de Guarda Vidas na faixa de areia, contamos também com unidades em regiões de rios e trilhas em Morretes e Antonina. É importante que os responsáveis informem o número de pessoas que compõe o grupo, qual o destino, deixar um contato para que possamos receber a localização exata para qualquer eventual situação adversa no passeio”, destacou o tenente.

Informação salva vidas

Em muitos casos são essas informações que agilizaram diversos atendimentos no litoral. E foi assim que foi um grupo de turistas curitibanos foram resgatados após ficarem 16 horas perdidos em uma trilha que dá acesso ao Salto do Saci, na tarde de domingo, 11 de maio, na cidade de Antonina.

Eles foram resgatados por volta das 12 horas desta segunda-feira (12), pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para o quartel. O Grupo era formado por um homem de 30 anos e duas mulheres de 27 e 25 anos, que entraram na trilha para chegar até o Salto do Saci, porém, acabaram se perdendo e não conseguiam encontrar o caminho de volta.

Na ocasião, o grupo conseguiu fazer contato, via celular, e pediu auxílio para sair da mata. Imediatamente uma equipe iniciou as buscas no local e passaram a madrugada procurando pelo grupo, que informou ter mantimentos e alguns acessórios, que iriam ajudá-los a se mantê-los vivos até a chegada do resgate.

No dia seguinte as 7 horas da manhã outra equipe assumiu a busca e, por volta do 12 horas, o grupo foi localizado. Sem ferimentos, os três foram encaminhados para a corporação dos Bombeiros. Além das equipes de busca e salvamento terrestre, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio do do Batalhão Policial Militar de Operações Aéreas (Bpmoa), para resgatar pessoas em locais de difícil acesso.

Quem quiser detalhes dos Postos de Guarda Vidas no litoral pode acessar o site www.bombieros.pr.gov.br, ou ode baixar o App Bombeiros PR na Play e Apple Store.