Neste sábado (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paranaguá estarão abertas das 8h às 17h para aplicação de vacinas contra a Poliomielite e o Sarampo. A ação tem como objetivo alcançar a cobertura indicada pelo Ministério da Saúde.
A Campanha Nacional contra o Sarampo iniciou em março deste ano. Porém, a procura do público alvo ainda é baixa. Até o início desta semana foram vacinadas 1.563 pessoas com idade entre 20 e 49 anos, que é o público preconizado. Pessoas de outras idades também receberam a vacina contra o sarampo, somando um total de 3.471 pessoas vacinadas.
O Sarampo é uma doença que pode deixar sequela ou mesmo ser fatal. A vacina é gratuita e a forma efetiva de evitar a doença.
A Poliomielite também é uma doença grave e pode deixar sequelas como a paralisia dos membros inferiores. Até o início desta semana, foram vacinadas 3.401 crianças menores de cinco anos.
A população também poderá aproveitar a oportunidade para colocar em dia sua carteira de vacinação, por isso é importante levar a caderneta para que as equipes verifiquem as vacinas que faltam serem aplicadas.
Informações: Prefeitura de Paranaguá e AEN