Destaques

UEPG coloca Paranaguá como um de seus locais de prova no Paraná

Por Redação JB Litoral
24/07/2014 00:00 |
Atualizado em 00:00

Nos próximos dias 27 e 28 de julho, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizará seu vestibular em vários municípios do Paraná, entre eles estará Paranaguá. Com isso, a Universidade, que é uma das instituições públicas de maior tradição no Paraná, concede ao estudante do litoral paranaense a oportunidade de prestar vestibular sem precisar se deslocar por mais de 200 km até Ponta Grossa.

De acordo com a UEPG, os testes serão realizados no dia 27 entre às 14h30, até às 18h, e no dia 28 entre às 14h30 até às 17h30. Os portões em ambos os dias ficarão abertos das 13h até às 14h para os vestibulandos. Em Paranaguá, o local de realização da prova escolhido foi o Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, bem próximo ao centro e ao Terminal Urbano Rodoviário.

Segundo a Universidade, no primeiro dia o vestibulando deverá entregar sua ficha de inscrição assinada, junto a uma foto 3×4 e cópia de identidade, ambas coladas. É também necessário levar o documento original de identificação. Para fazer a prova, necessário portar uma caneta esferográfica com tinta preta ou azul-escura, com escrita grossa e material transparente. A prova da UEPG é dividida em três etapas, sendo que duas delas já são realizadas no dia 27 de julho, onde se fará uma prova com questões objetivas sobre as matérias de Português e Literatura, Matemática, Física, História, Geografia, Química, Biologia e Língua Estrangeira. A segunda, realizada no mesmo dia, é a elaboração de uma redação.

A terceira etapa será no dia 28 de julho, composta por uma prova vocacionada, ou seja, direcionada ao curso escolhido para concorrer pelo vestibulando, com 25 questões múltipla escolha sobre três disciplinas relativas ao curso. Ao todo, 716 vagas são oferecidas para 28 cursos na UEPG, metade deles exclusivos à estudantes de escolas públicas.

A UEPG, sabendo de seu alcance em todo o estado, se preocupa em oferecer suas provas em vários municípios do Paraná, além de Paranaguá, outras cidades são contempladas como locais de prova, entre elas estão Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Umuarama, Ponta Grossa e Castro. As vagas são destinadas ao campus de Ponta Grossa, além de Castro.

NÚMERO DE INSCRITOS

De acordo com a UEPG, 12.571 inscrições foram feitas para o vestibular, algo que gera a concorrência de 17,63 candidatos por vaga. Além disso, há o sistema de cotas que oferece 10% da vagas para afrodescendentes. Outro item a ser observado é a utilização da nota tirada pelo vestibulando no Exame do Nacional Médio Nacional (ENEM).

O resultado será divulgado no próximo dia 12 de setembro, com matrículas disponibilizadas aos alunos somente em 2013, entre os dias 22 e 23 de janeiro. No dia 27 de janeiro sairá a lista de espera, com possibilidade de registro acadêmico nos dias 29 e 30 de janeiro.

A UEPG oferece em seu site http://portal.uepg.br/ o Manual do Candidato, onde outras dúvidas podem ser tiradas pelo aluno que irá prestar vestibular. Além disso há atendimento pelos telefones (42) 3220-3771 /3712 ou pelo e-mail vestibular@uepg.br.

*Com informações do Brasil Escola