Último boletim sobre condição das águas no Litoral é lançado; saiba os pontos impróprios


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 26/02/2022 às 10h20 Atualizado 17/02/2024 às 02h38
praia banho impróprios
Análise das águas são feitas com base nos protocolos adotados na Resolução Conama nº 274/2000. (Foto: Ilustração/ JB Litoral)

Foi divulgado nesta sexta-feira (25), pelo Instituto Água e Terra (IAT), o 10º e último Boletim de Balneabilidade do Paraná dessa temporada. No litoral, quatro pontos são considerados impróprios e eles ficam em Guaratuba, Matinhos e Antonina.

De acordo com dados do último Boletim, dos 13 locais em Guaratuba, dois continuam impróprios: à esquerda da Rua Ponta Grossa (praia Guaratuba) e à esquerda da Rua Frederico Nascimento (praia Caieiras). Já em Matinhos, dos 14 locais monitorados, apenas um está impróprio: à esquerda do Rio Matinhos, no Balneário Flamingo, na altura da Avenida Curitiba. Nos cinco pontos de coleta de amostras em Antonina e Morretes, somente a Ponta da Pita tem condições impróprias.

O boletim também indica os 10 pontos de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas.

A chefe de Divisão de Monitoramento do IAT, bióloga Christine da Fonseca Xavier, explica que o objetivo das análises da qualidade da água é apontar locais que podem oferecer riscos à saúde da população, pela presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.

Estes locais são sinalizados com bandeiras para demonstrar aos moradores e veranistas que há riscos de contrair doenças ao se utilizar da água para natação e mergulho. Não é recomendado nenhum tipo de contato com a água”, afirma.

MONITORAMENTO 

O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados de forma semanal.