Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados

por Maisy Pires
19/01/2021 18:11 (Última atualização: 19/01/2021)

Eloina atua na Ala Covid do Hospital Regional. Foto: Prefeitura Municipal de Paranaguá

O primeiro lote da vacina mais aguardada pelos brasileiros chegou em Paranaguá no início da tarde desta terça-feira (19), na 1ª Regional de Saúde. A vacina contra a Covid-19, que foi distribuída no Litoral do Estado, foi desenvolvido pela chinesa Sinovac: a CoronaVac. No Brasil, o imunizante será produzido pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

O município recebeu 1121 ampolas. Para marcar o início da imunização, a primeira dose foi aplicada na Unidade de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento, no Leblon.

Pelas mãos da técnica de enfermagem Vaniza Barboza Zague, que tem 20 anos de carreira, a enfermeira Andrea Gomes de Moura, de 43 anos, recebeu a primeira dose. “É uma honra ser a primeira a ser vacinada em Paranaguá. Trabalhamos na Epidemiologia e sabemos a importância da vacinação e a expectativa para voltarmos a normalidade, mas mesmo assim, precisamos ter consciência que não podemos deixar os cuidados de lado mantendo a higienização das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social. A Covid-19 tem deixado marcas tristes com pessoas adoecendo e até falecendo em decorrência da doença e a vacina é a expectativa de que algo melhor está por vir”, declara Andrea, que é servidora de carreira com mais de 22 anos de profissão e atua na Departamento de Epidemiologia do Município.

  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 2
  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 3
  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 4

O prefeito Marcelo Roque (Podemos), acompanhado da primeira dama Amanda Roque, enfatizou a importância da data. “Este é um dia que foi muito aguardado. Agradecemos a todos os envolvidos, Governo Federal, o Governo Estadual que tem se empenhado na luta contra essa doença e aos profissionais de saúde que sempre estiveram na linha de frente no combate a Covid-19. A enfermeira Andrea representa todos os profissionais que se dedicam todos os dias a salvar vidas. Esperamos que em breve toda a população possa ser imunizada”, destaca o prefeito.

“A ansiedade é grande, mas precisamos ter paciência. Este é o primeiro passo para retornar à normalidade, mas mesmo assim, todos nós precisamos continuar nos cuidando. A vacina nos dá esperança de que 2021 será diferente de 2020. Todos, de forma direta ou indireta fomos afetados pela Covid-19. Essa doença mudou a vida de todos, nos fazendo mudar a forma de ver o mundo e percebemos que falta faz um abraço. A esperança surge com a vacina e todos unidos, vamos continuar lutando e trabalhando pela saúde de todos”, frisa a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Grupos prioritários

O diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, ressaltou que, neste primeiro momento, o público preconizado pelo Ministério da Saúde são os profissionais de saúde, idosos que residem em asilos e indígenas aldeados. “Este é o primeiro passo para que possamos vencer essa doença. Não podemos esquecer que a vacina está chegando e chegará a todos os paranaenses ainda este ano, conforme o compromisso do governador e do secretário de Estado da Saúde, mas não podemos esquecer as atitudes de prevenção para que, somadas a vacina, consigamos vencer a Covid-19”, enfatiza o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Profissionais imunizados

Também foram vacinadas as enfermeiras Suellen Lacerda Comunello Fernandes, que atua na Unidade de Pronto Atendimento, e Cecília Carolina Lopes Ferreira, que trabalha nos atendimentos na Arena Albertina Salmon e na unidade de saúde do Leblon. Em seguida, a técnica de enfermagem, Vaniza Barboza Zague recebeu a dose aplicada pela enfermeira Andrea Gomes de Moura.

Após o evento, a secretária municipal de Saúde, o prefeito de Paranaguá, o diretor da 1.ª Regional de Saúde e o diretor do Hospital Regional do Litoral (HRL), Giovani de Souza, iniciaram a imunização dos profissionais de saúde da casa hospitalar que atende as sete cidades do Litoral.

No HRL foram vacinados o enfermeiro da Ala Covid Felipe Borba, a técnica de enfermagem Eloina Buenos, a enfermeira Susan Kelly da Silva e a fisioterapeuta Jane Rodrigues Nogueira.

“Nós não estivemos no mesmo barco, mas estivemos na mesma tempestade. Cada um no seu barco, no seu bote, nadando, cada um do seu jeito. Agora, estamos começando a ver que está se dissipando a nuvem. Sou grato a Deus por estarmos aqui e por nos dar esse ar de esperança, a partir da ciência, para que possamos continuar cuidando dos sete municípios do Litoral”, disse o diretor do Hospital Regional.

  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 5
  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 6
  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 7
  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 8
  • Vacina chega em Paranaguá e 8 profissionais da área da saúde são imunizados 9

Com informações da Prefeitura Municipal de Paranaguá (PMP)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments