Vacina da Janssen chega ao Brasil; parte das doses vai para os caminhoneiros


Por Marinna Prota Publicado 22/06/2021 às 11h00 Atualizado 16/02/2024 às 05h49
vacina caminhoneiros

Primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chegou ao estado de São Paulo no começo da manhã desta terça-feira (22). O carregamento é importante para o litoral paranaense, pois será destinado aos caminhoneiros, que integram um grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Há alguns dias os motoristas vem pressionando os governantes pedindo que seja agilizada a vacinação deste grupo.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o avião que aterrissou no Brasil continha 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19, da farmacêutica Janssen. O ministro também afirmou que a previsão inicial era de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, o que não se confirmou. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos.

“A gente ainda não divulgou o calendário detalhado desses imunizantes nos outros meses [agosto e setembro] porque ainda não temos confirmação dos laboratórios”, disse o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

Não há a previas de quando os imunizantes devem chegar ao Paraná, mas é certo que as vacinas serão destinados com prioridade aos trabalhadores do transporte de cargas, como os caminhoneiros autônomos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que os motoristas terão que receber a dose em sua cidade de residência, por isso não devem haver mutirão em Paranaguá neste sentido.