Crianças sem comorbidades podem tomar a 1ª dose da vacina contra a Covid, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 20/01/2022 às 10h11 Atualizado 17/02/2024 às 00h08
Crianças sem comodidade estão liberados para receber o imunizante contra a Covid-19. (Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral)

As vacinas pediátricas contra a Covid-19 agora serão aplicadas em crianças com 11 anos de idade, sem comorbidades, já nesta quinta-feira (20), na Estação Ferroviária, em Paranaguá. Os atendimentos ocorrem no espaço das 8h às 18h. O anúncio veio do prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) pelas redes sociais.

Os pais e responsáveis precisam acompanhá-los no momento da vacinação. Para receber a 1ª dose, os pais têm de levar os documentos de identificação das crianças, o Cartão SUS delas, com as informações atualizadas, e comprovante de endereço, além de portarem seus próprios documentos.

O imunizante pediátrico estava sendo destinado, desde segunda-feira (17), ao público infantil, de 5 a 11 anos, considerado grupo prioritário, aqueles diagnosticados com comorbidades, deficiência permanente ou representam a população tradicional e originária.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) indica que é necessário respeitar o intervalo de 15 dias para as crianças que tomou outras vacinas. Ao obedecer a medida, elas estão liberadas para receber a dose da Pfizer/BioNTech.  

Na publicação, o prefeito destaca que os pais têm de vacinar seus filhos. “Nossas crianças, a partir de 11 anos, sem comorbidade podem ser vacinadas a partir de hoje. Com isso, atingimos mais uma faixa etária imunizada. Importante salientar que os senhores pais ou responsáveis devem acompanhar seus filhos na aplicação da 1ª dose. Não deixe para depois, e venha para a Estação”, comenta.