Veja algumas opções de praias praticamente desertas para curtir o litoral na paz

BRISA DO MAR SEM AGITO!

por Redação
21/02/2021 11:31 (Última atualização: 2 semanas atrás)

Litoral do Paraná tem praias bem tranquilas para fugir do agito (Foto: Divulgação)

Por Lucas Sarzi

Nem sempre queremos agito quando resolvemos descer a Serra do Mar, né? Na maioria das vezes, a intenção é relaxar. Em meio ao momento de pandemia, também tivemos que mudar alguns hábitos e as aglomerações ficam, cada vez mais, nas lembranças do passado. Pensando nisso, o JB Litoral foi atrás de algumas praias mais tranquilas para aproveitar o litoral paranaense sem ninguém, ou quase ninguém, por perto. Vamos às dicas:

Balneário Barrancos

Veja algumas opções de praias praticamente desertas para curtir o litoral na paz 2
Mesmo próximo ao agito, o Balneário Barrancos é praticamente deserto (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A primeira dica é para quem realmente quer ficar afastado da bagunça e das praias cheias de gente. Quase chegando em Pontal do Sul, entre Shangri-lá e Atami, está localizado o balneário Barrancos. Com apenas quatro quadras de extensão, é o destino certo para quem busca a tranquilidade de uma praia literalmente deserta.

Por não ter muita gente, ele também acaba não tendo muita estrutura, mas é considerado como um dos refúgios, mesmo em meio a dois balneários mais movimentados. Conhecido por poucos turistas, Barrancos acabou sendo pouco explorado e, por isso, tem também poucas casas de veraneio. Os principais frequentadores dessa praia são moradores da região e pescadores.

Prainha de Caiobá

Ainda para quem busca tranquilidade, mas sem precisar ir longe, a dica é a Prainha de Caiobá. Localizada bem no limite entre Matinhos e Guaratuba, ela quase sempre está vazia. Também é bem procurada por quem não gosta de mar com muitas ondas, pois, como está perto da Praia Mansa, costuma ter águas mais tranquilas.

Encravada no Morro da Passagem, o mar da Prainha de Caiobá é tão calmo, que é um ponto perfeito para a pesca de arremesso. O local ainda tem uma vista privilegiada da baía de Guaratuba. Por estar num ponto mais central, ela também tem mais estrutura, o que pode ser um aspecto positivo para quem busca tranquilidade, mas sem abrir mão da praticidade.

Barra do Saí

Guaratuba costuma ser uma das praias mais procuradas do litoral paranaense por quem quer agito, é possível, também, encontrar um refúgio de sossego.. Para quem busca tranquilidade, a dica é Barra do Saí, que fica no limite entre a cidade do agito e Itapoá, já em Santa Catarina.

Veja algumas opções de praias praticamente desertas para curtir o litoral na paz 3
Barra do Saí é tranquilidade em meio ao agito de Guaratuba (Foto: Divulgação)

Por ser mais distante, muitas pessoas encontram lá um ponto de tranquilidade em meio a todo o tumulto dos outros balneários de Guaratuba. A praia é um santuário de preservação da natureza e, nos últimos anos, passou a ser muito apreciada pelos turistas que buscam um pouco de paz. Por estar relativamente bem localizada, também conta com estrutura de restaurantes, bares e peixarias nas proximidades.

Balneário Porto Fino

Quem diria que perto da movimentada praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, um dos destinos mais procurados no Carnaval, por exemplo, encontraríamos um balneário mais tranquilo? Esse é o balneário Porto Fino. Considerada uma das praias mais tranquilas da região, é ideal para quem busca sossego. Mesmo durante a temporada, não costuma receber tanta gente como nos outros balneários e, por isso, é um bom lugar para repor as energias perdidas na correria de todos os dias.

Porto Fino tem uma boa faixa de areia e o mar não é dos mais tranquilos, mas é uma boa opção para quem quer passar o dia em paz com a família ou os amigos, sem muita gente ao lado. Por não ser um balneário que bomba de gente, a dica é levar alimentos e bebidas, pois a infraestrutura pode deixar na mão os despreparados.

Praia do Miguel

Veja algumas opções de praias praticamente desertas para curtir o litoral na paz 4
A Praia do Miguel fica no meio da Ilha do Mel, entre Encantadas e Brasília (Foto: Reprodução/Guia Ilha do Mel)

Se a ideia é passar um final de semana na Ilha do Mel, mas buscando mesmo a tranquilidade, não deixe de conhecer a Praia do Miguel. Pouco conhecida pelos turistas, a praia fica no meio do caminho entre Brasília e Encantadas, por isso exige aproximadamente 30 minutos de caminhada.  Ao chegar, o que encontramos é uma faixa de areia praticamente exclusiva.

Por estar no meio da paisagem da Ilha do Mel, a praia é deserta e também acaba sendo emoldurada por costões cobertos de vegetação. O acesso, mesmo pela trilha, é bem sinalizado. Mas fica o alerta: mesmo não estando muito longe das áreas mais agitadas da Ilha, a dica é levar comida e bebida, até mesmo para a trilha, pois a praia não tem nenhuma estrutura.

Ilha do Superagui

Veja algumas opções de praias praticamente desertas para curtir o litoral na paz 5
Superagui é um lugar paradisíaco para guardar nas melhores lembranças (Foto: Reprodução/Fer e André)

Por fim, mas não menos importante, está a nossa principal dica para quem realmente quer desligar-se do mundo frenético que vivemos: Ilha do Superagui. Localizada em Guaraqueçaba, o acesso é só por barco, mas é destino certo para quem quer sossego num local paradisíaco. A praia, assim como toda a ilha, é pura natureza e calmaria, com pouca gente, o que automaticamente se reflete em praias desertas.

Antes de tomar a decisão de ir, porém, é importante se atentar ao fato de que a estrutura de Superagui é bem rústica. Por ser uma ilha que abriga uma pequena vila, o local não tem muita estrutura, mas costuma ser aconchegante e acolhedor. Superagui tem pequenas pousadas, mas não espere luxo. É destino certo para aproveitar o principal: o mar.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments