Vereador Dutra garante existência do mosquito Aedes aegypti em Antonina

por Redação JB Litoral
01/06/2015 20:51 (Última atualização: 01/06/2015)

Na primeira sessão deste mês o vereador José Dutra da Silveira (PR), servidor federal que trabalha na área de combate às endemias de transmissão vetorial da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), hoje, Fundação Nacional de Saúde, trouxe a grave denúncia da existência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que já tem casos confirmados no litoral.

Usando a palavra na sessão da Câmara Municipal, o vereador garantiu ter visto o mosquito na cidade e sua preocupação é com a pouca quantidade de agentes de combate a endemias (ACE) atuando na captura das larvas na cidade. Dutra denunciou ainda que retiraram dois funcionários que atuavam na área, Sadi e Sergio, fazendo o trabalho de prevenção da dengue no município. Ele teme pelo risco que a doença acabe chegando à cidade, algo que é muito perigoso levando em conta a possiblidade de proliferação. O vereador disse que ele mesmo já capturou larvas do Aedes aegypti na cidade.

O temor do vereador é justificado levando em conta o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) do dia 6 do mês passado que confirmou três casos confirmados de dengue no litoral, sendo dois em Paranaguá e um em Antonina. De acordo com o Boletim da Dengue, divulgado na época, não houve aumento nos casos notificados na 1ª Regional de Saúde que abrange os sete municípios da região até então com um numero de 29 notificações.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Os três casos confirmados eram “importados”, ou seja, de pessoas que estavam de passagem pelas cidades quando se sentiram mal e buscaram atendimento de saúde. Entretanto, a afirmação do vereador da existência do mosquito na cidade preocupa e faz com que sua denúncia e cobrança sejam avaliadas pela prefeitura e 1ª Regional de Saúde. Nesta semana o JB irá procurar a prefeitura e a 1ª Regional de Saúde para buscar informações a respeito do assunto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments