Vereadora Isabelle encontra Michelle Bolsonaro: ” luta da comunidade surda”


Por Marinna Prota Publicado 19/08/2021 às 10h54 Atualizado 16/02/2024 às 10h38

Nesta gestão, Paranaguá teve eleita a sua primeira representante na Câmara dos Vereadores surda. Isabelle Dias, do PSB, entrou para o cargo e passou a atuar em prol da comunidade surda. Nesta semana, ela esteve com a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. A esposa do presidente gerou forte engajamento na causa depois de fazer o seu discurso no dia da posse através da Língua Brasileira de Sinais. No encontro, foram discutidas algumas políticas públicas, além da vereadora ter apresentado as belezas de Paranaguá para Michelle.

“Desde o dia 1 de janeiro de 2019 quando ela fez seu discurso em Língua Brasileira de Sinais tive o sonho de conhecê-la pessoalmente, pois foi um momento que me marcou muito. Me emociono em lembrar, pois são anos de luta de toda comunidade surda, sendo que a cada conquista nos motiva a continuar”, contou Isabelle.

O motivo do encontro foi para estreitar relações, já que pela primeira vez no Brasil, segundo a vereadora, duas mulheres surdas assumiram os cargos legislativos em suas cidades. “É de suma importância ter uma Primeira-dama engajada com a comunidade surda, pois isso nos fortalece e nos dá chance de mostrar nossos valores. Há anos atrás, os surdos não tinham nem o direito ao voto, eram vistos como pessoas sem opiniões. Sabemos que muito ainda precisa melhorar, mas este apoio da Michelle Bolsonaro contribuiu e muito para que as políticas públicas e a valorização aos surdos fosse maior”, explicou a vereadora parnanguara.

Um dos exemplos de políticas adotadas, segundo Isabelle, foi a sanção da Lei 14.191/21, que inclui a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como uma modalidade de ensino, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua. O projeto de autoria do senador paranaense, Flávio Arns, do Podemos, teve apoio da FENEIS, do MEC e de toda comunidade surda.

“Paranaguá está sim sendo vista e merece maior atenção de nossos governantes, e tenho certeza que as portas estão abertas para diálogos com o Governo Federal, onde neste mesmo dia tive a oportunidade de realizar uma reunião com a Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Priscilla Gaspar e com a Diretora de Políticas da Educação Bilíngue de Surdos no Ministério da Educação, Crisiane Bez Batti, sendo que ambas são surdas e se comunicam através da Libras, isso é representatividade e mostra que pessoas surdas podem sim ocupar cargos de grande importância e com efetividade”, contou Isabelle Dias.

Visita à Ilha do Mel

Durante o encontro, Michelle Bolsonaro manifestou sua vontade em visitar um dos principais pontos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel. Com a oportunidade, a vereadora aproveitou para fazer o convite para que ela possa conhecer a Escola de Surdos, Nydia Moreira Garcez. “É uma das primeiras escolas para surdos no Paraná, na qual estudei desde 1 ano e 2 meses de vida até o 5º ano, onde após alguns anos retornei para atuar como professora e pedagoga”, concluiu.