Vigilante que teve lar destruído em incêndio está reconstruindo a casa com doações


Por Diogo Monteiro Publicado 03/08/2022 Atualizado 17/02/2024


A capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças que a vida impõe é a definição exata de resiliência, segundo o dicionário. Na vida do vigilante parnanguara, Everson Mendes, a palavra tem sido muito utilizada devido às situações recentes as quais ele tem enfrentado.

De acordo com ele, em poucos meses, sua vida deu um giro de 180 graus: se tornou pai solo e assumiu a missão de cuidar, sozinho, dos dois filhos, sendo um autista; e, recentemente, em 23 de junho, assistiu sua casa ser destruída pelo fogo, no Parque São João, em Paranaguá.

Everson se divide entre o seu trabalho e a reconstrução de sua casa. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

No período em que ficou desabrigado, foi na casa de um pastor que Everson e seus filhos encontram abrigo, enquanto se dividia entre a limpeza do terreno e sua rotina diária de trabalho. Vendo a situação difícil, amigos e vizinhos iniciaram uma pequena campanha para arrecadar roupas, alimentos e dinheiro para que, aos poucos, a família pudesse se reerguer e iniciar a reconstrução da residência.

Em uma entrevista ao JB Litoral, o vigilante divulgou uma lista de materiais básicos para iniciar a obra, que seriam utilizados por ajudantes que se voluntariaram para oferecer a mão de obra, diminuindo os custos do trabalhador que não tinha condições de pagar pelo serviço. Após a repercussão da matéria nas redes sociais, a ajuda veio e, até o momento, metade das paredes do imóvel já foram reerguidas.

Voluntários ajudam Everson na obra sem cobrar diárias. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral


Nesta quarta-feira (3), a reportagem voltou a conversar com Everson, que agradeceu a divulgação e as pessoas que realizaram as doações. “Primeiramente quero agradecer a vocês que me deram muita força para continuar lutando. Desde que conversamos, recebi muita ajuda em materiais de construção, alimentos, roupas e pessoas que se colocaram à disposição para me ajudar na obra. Hoje já conseguimos reerguer uma boa parte da base da casa e agora estamos nos preparando para, em breve, fazermos a cobertura”.


O vigilante contou que muitos materiais hidráulicos, como canos e acessórios, foram doados e que, agora, ele começou a arrecadar materiais de elétrica. “Uma pessoa trouxe aqui o encanamento completo de água e esgoto, para que seja instalado para a casa inteira. Agora preciso dos materiais de elétrica e, aos poucos, as pessoas me ajudam com dinheiro e vou lá e compro algumas coisas, mas ainda preciso dos itens mais pesados como fios, as caixinhas para a parede e tubulação para os fios”, disse.

Boa parte das paredes já foram levantadas. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral


O desejo de Everson é conseguir reconstruir totalmente sua casa, pois, além de ser seu lar, na frente do terreno funcionava uma pequena mercearia que complementava a renda. “Eu trabalho a noite e ganho o suficiente para manter meus filhos, mas não imaginava um dia receber uma ligação de que minha casa estava pegando fogo. Na parte da frente eu tinha uma merceariazinha que complementava muito a minha renda e hoje acabou. Se pelo menos ela tivesse sido salva, estaria aqui trabalhando, mas nem isso foi possível. Por estar nessa situação é que peço a colaboração de todos que possam me ajudar com qualquer doação”, finalizou.

Quem quiser e puder ajudar o Everson Mendes na reconstrução da sua casa, poderá entrar em contato com ele pelo telefone (41) 98475-7053, enviar um PIX por meio da chave CPF: 032.351.379-47, ou realizar uma compra em nome de Everson Mendes para que ele possa retirar diretamente na loja.