Violência e desrespeito: idoso é assaltado dentro da Catedral de Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 26/11/2022 às 19h27 Atualizado 17/02/2024 às 22h35

Era para ser mais um dia de fé e tranquilidade para um frequentador assíduo da Catedral Diocesana de Paranaguá. Mas o momento de devoção e religiosidade foi interrompido no final da manhã deste sábado (26) quando o fiel era o único no local e rezava sentado em um dos bancos da igreja. Passava das 11h30 quando o suspeito chegou trajando camiseta, bermuda e boné, foi para trás do fiel e anunciou o assalto. Percebe-se pelas imagens de câmera de segurança que o idoso se assusta, fica em pé, tenta argumentar, mas acaba tirando a carteira do bolso e entregando o dinheiro para o assaltante, que se dirige ao corredor central entre os bancos da Catedral para ir embora. A vítima ainda vai atrás dele, fala alguma coisa, gesticula, mas não adianta, o suspeito vai embora levando o dinheiro.

PEDIDO POR SEGURANÇA

O JB Litoral conversou com o pároco da catedral, Emerson Zella. Ele contou que a igreja está colaborando com a polícia, mas que não teve solicitações atendidas.

Eu não estava na Igreja no momento que ocorreu, nossa secretária foi quem o atendeu e logo chamou a polícia. Aí entregamos a imagem e pedimos providências. Há tempo temos feito esse pedido de reforço do policiamento, de mais segurança, mas vamos aguardar”, disse o padre.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG). De acordo com a pasta, foram instaladas câmeras em frente à catedral para coibir práticas criminosas, com monitoramento em tempo real, e que viaturas da Guarda Civil Municipal fazem rondas constantes na região.