Vivendo o sonho: Músico parnanguara viaja o mundo ao lado da dupla Rick e Renner


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/05/2022 às 21h13 Atualizado 17/02/2024 às 08h48

Viver de música é um sonho que poucos conseguem realizar. Por isso, além do talento, do estudo e do conhecimento técnico, é necessário muito planejamento e persistência para não acabar, como tantos, ficando pelo caminho.

Uma história de sucesso é a do parnanguara Júnior Chauk que, desde 2017, trabalha com a dupla Rick e Renner e viaja o Brasil e o mundo fazendo música. Mas para chegar até este momento, ele passou por várias experiências.

Nascido em Paranaguá e filho de músico, Júnior começou a tocar aos 14 anos em bares e lanchonetes. “Meu pai era integrante da banda Os Brasas, que foi bastante presente na cena parnanguara nos anos 60. Eu comecei a tocar com bandas de rock”, conta.

Seu primeiro trabalho profissional foi com a banda Blue Star, onde tocou no circuito de bares de Curitiba e região. Além disso, Júnior trabalhou com música autoral, acompanhando o cantor e compositor Guilherme Costa por vários festivais.

Deixei Paranaguá em 2006 para trabalhar com música em Curitiba. Primeiro na banda Magnólia, Vogue e Chauk. Depois, em 2008, me mudei para São Paulo”, diz.

Lá em São Paulo, ele começou a trabalhar com a dupla Caio César e Diego, quando teve as primeiras oportunidades como arranjador e produtor musical. “Com eles, assinei os arranjos dos dois DVDs da dupla e a direção do show de estrada”, relembra.

Júnior também trabalhou com a dupla André e Adriano e produziu singles para a dupla Maycon e Vinicius e, inclusive, teve a música “Tudo Que Eu Queria” na trilha sonora da novela Carinho de Anjo, do SBT. “Com essa última dupla, produzi o single “Moça do Espelho”, música com 12 milhões de visualizações no YouTube”, comenta.

Do rock ao sertanejo

Depois, o músico fez parte da banda de rock Areia Movediça, na qual gravou dois discos. Foi através desta banda que ele conheceu alguns músicos que trabalhavam com a dupla Rick e Renner.

Depois de dividirmos o palco com essa banda, o convite para integrar a “gig” do Rick e Renner foi uma consequência natural. Trabalho com eles desde 2017. Viajamos o Brasil e alguns lugares do mundo, como os Estados Unidos e Europa”, conta.

Se engana quem pensa que Júnior já se acomodou na área da música. Agora, além de trabalhar com a dupla mundialmente conhecida, ele também pretende lançar um disco autoral, inspirado na cultura parnanguara. “Em breve estarei lançando meu disco de música instrumental, inspirado no nosso maior nome como artista e músico, Waltel Branco. Ainda neste ano apresentarei as composições desse projeto em minhas redes sociais”, revela.

Para aqueles que têm o sonho de se tornar músico profissional, Júnior Chauk aconselha. “Tem que amar verdadeiramente a música, pois muitas vezes as circunstâncias só serão vencidas em função desse amor. Tem que amar também a rotina de estudar a música e entender que ela é uma linguagem e, através dessa, há um universo infinito de possibilidades de expressão artística. A perseverança e resiliência são ferramentas fundamentais”, opina.

“Pra Você Ouvir” foi lançado no Hangar Rock Burguer

Apesar de o cenário musical ser muito competitivo, ele é um incentivador e apoiador de novos profissionais. Um exemplo é o cantor Alison Ramos, que teve seu disco “Pra Você Ouvir” produzido por Júnior.

Alison nasceu em Paranaguá em 1986 e começou a aprender música aos 11 anos. Teve sua primeira banda com os primos, mas foi com a Monoplano que fez várias apresentações na noite parnanguara. Há 10 anos mora em Curitiba e busca alavancar sua carreira de músico e compositor na capital.

Na quarta-feira (18), lançou o primeiro álbum “Pra Você Ouvir”, produzido por Júnior, no Hangar Rock Burguer. “O show foi filmado e se tornará um especial que irei exibir nas minhas redes sociais e na do Alison”, conta Chauk, que foi, também, o produtor do show.

Músico parnanguara Alison Ramos teve o primeiro disco, que foi lançado nesta quarta-feira (18), produzido por Júnior. Foto: Alison Ramos