Zona rural de Guaratuba tem novo decreto restritivo após feriadão


Por Publicado 10/09/2021 às 17h43 Atualizado 16/02/2024 às 12h58

O Município de Guaratuba publicou um novo decreto na sexta-feira (10) implementando medidas restritivas emergenciais, de caráter excepcional e temporário, voltadas à vedação de funcionamento de determinadas atividades na área rural com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 nas localidades do Cubatão, Pai Paulo, Rasgadinho, Limeira e Caovi. 

Após rastreio nas localidades, o resultado foi que 18% dos testes realizados tiveram resultado positivo para Covid-19, enquanto a média geral da cidade é de cerca de 4% de positivos no total de testes realizados.

Foi implantado um plano de contingência, com uma ambulância 24 horas na localidade do Cubatão (Sede da Secretaria Especial para Demandas da área rural) que ficará disponível nos próximos 14 dias, com motorista e técnica de enfermagem da localidade. 

Alterações

O Decreto 23.954/21 proíbe o funcionamento presencial de instituições de ensino e também veda a realização de cultos presenciais nas localidades rurais acima mencionadas. As entidades religiosas poderão promover o atendimento individual de cada pessoa, mediante procedimento de agendamento prévio. No comércio, não é permitido o consumo de qualquer produto no interior ou nas dependências de mercearias, bares, lanchonetes, restaurantes e similares.

No período das 8 da noite até 5 horas da manhã fica proibido a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo, assim como restrição provisória de circulação de pessoas em espaços e vias públicas.

Não poderão ocorrer festas, eventos esportivos, reuniões familiares e/ou trabalho e quaisquer atividades que envolvam agrupamento ou aglomeração de pessoas num mesmo local. 

Reforço de atendimento já começou

A Prefeitura de Guaratuba vem aumentando a equipe médica na área rural do município por conta da situação de alerta e necessidade de atendimento aos pacientes com Covid-19. Segundo a gestão municipal, foi implantado um plano de contingência, com uma ambulância 24 horas na localidade do Cubatão (Sede da Secretaria Especial para Demandas da área rural). que ficará disponível até o final do mês de setembro, com motorista e técnica de enfermagem da localidade. 

A ação pretende facilitar a avaliação e monitoramento destes pacientes, com a oximetria, por exemplo, e encaminhamento em menor tempo para o Pronto Socorro em caso de sinais de risco.  A ambulância foi emprestada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná – CISLIPA em apoio a situação na área rural de Guaratuba. 

A Secretaria da Saúde também intensificou o atendimento médico, com um profissional avaliando/atendendo os pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira,  no sábado e na segunda-feira, com entrega dos medicamentos necessários. Um médico do Pronto Socorro Municipal também estará prestando suporte para equipe daquela localidade. 

Como divulgado no inicio da semana pelo JB Litoral. Guaratuba entrou em alerta para a área rural na última segunda-feira (6) depois da constatação da elevação de casos de Covid-19. Após rastreio nas localidades, o resultado foi que do total de 92 testes realizados, 16 tiveram resultado positivo para Covid-19, cerca de 18%, enquanto a média geral da cidade é de cerca de 4% de positivos no total de testes realizados.