Morretes conquista o 18º lugar entre as 31 cidades mais bonitas do Brasil


Por Redação JB Litoral Publicado 24/02/2019 às 14h06 Atualizado 15/02/2024 às 07h31

Localizada no litoral, a pacata Morretes, com apenas 16 mil habitantes, fundada em 31 de outubro de 1733, é rodeada por montanhas e banhada por rios, entre eles, o belo Rio Nhundiaquara, que corta o município, tornando-o ainda mais charmoso. Para chegar lá, é possível percorrer a Estrada da Graciosa, que já adianta ao visitante a beleza do destino final, ou a estrada de ferro ou, ainda, a BR-277.

Ao desembarcar, o turista passa a respirar história, especialmente aqueles que chegam até ela por meio da velha estação de trem. Seus casarões antigos, com arquitetura colonial, contam um pouco de suas memórias, as quais contrastam com os dias atuais.

Para aqueles que, além do aconchego e calmaria que este lugar oferece, desejam também um pouco de aventura, a cidade proporciona matas com trilhas, cachoeiras de águas cristalinas e o Pico do Marumbi, com seus 1.539 metros de altura, que é adorado por alpinistas e montanhistas. Os mais radicais podem aproveitar o ecoturismo e praticar esportes como o rafting e o famoso passeio de boia-cross.

Localidade de encanto e beleza, como é conhecida, é popular também devido à sua culinária típica, como o barreado, principal prato da região, e o maior sucesso nos restaurantes. O prato começou como característica própria do município, mas foi consolidado, ao longo do tempo, como símbolo maior de identidade da gastronomia paranaense.

Devido a seus atrativos e formosura, o município ficou entre as 31 cidades mais bonitas do Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Bula, entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019. Ela conquistou a 18ª posição, ganhando de municípios como Búzios, no Rio de Janeiro.

Participaram da enquete colaboradores da revista, assinantes e seguidores da página da Bula no Facebook e Twitter. Mais de 10 mil pessoas responderam à enquete. Vale lembrar que, no ano passado, ela já havia sido contemplada com o 10º lugar na mesma pesquisa, que definia as 20 cidades mais bonitas do país.

Bom resultado

De acordo com o Diretor de Turismo de Morretes, Orley Antunes de Oliveira Júnior, o resultado atua como marketing positivo. “As pessoas se sentem melhor por fazer parte de uma cidade que tenha uma imagem positiva. Aumenta o astral dos moradores e a credibilidade do município no comércio e turismo”, diz.

Ele afirma que o bom desempenho do município na pesquisa é em decorrência dos investimentos realizados em função da questão estética e de infraestrutura. “Além das recorrentes manutenções realizadas na questão estrutural, contamos, também, com a beleza natural, a localização, os ótimos acessos. Tudo isto, somado à boa qualidade de nossos restaurantes, hotéis e pousadas, que contam com bom atendimento e qualidade, faz com que o município tenha uma excelente performance”, afirma.

Para ele, a grande quantidade de eventos turísticos, promovidos tanto pela Prefeitura quanto por instituições privadas, auxilia no desenvolvimento do turismo, bem como da economia. “Tem muito pouco a ser feito, a não ser o próprio investimento em divulgação, apresentando-a de uma forma que todos conheçam, entendam, gostem, participem e convivam”, declara.

Orley credita aos comerciantes grande parte do destaque positivo que a região tem recebido entre os turistas. Segundo ele, os restaurantes, pousadas e hotéis têm capacitado seu pessoal, aprimorando a qualidade dos serviços prestados, gerando maior satisfação aos visitantes que levam o nome de Morretes para o Brasil inteiro.

Ele convida a todos para conhecerem e se apaixonarem pelas belezas do município.

Aqueles que vierem, não se arrependerão, pois irão conhecer uma localidade linda, plasticamente muito bonita. É pequenina, mas com uma estrutura de hotelaria e gastronomia comparada a um município médio. E tem uma força muito além de seu público”, garante.

Confira as 31 cidades escolhidas

1º – Rio de Janeiro (RJ)
2º – Campos do Jordão (SP)
3º – Ouro Preto (MG)
4º – Petrópolis (RJ)
5º – Balneário Camboriú (SC)
6º – Curitiba (PR)
7º – Blumenau (SC)
8º – Diamantina (MG)
9º – Florianópolis (SC)
10º – Bento Gonçalves (RS)
11º – Gramado (RS)
12º – Paraty (RJ)
13º – Holanda (SP)
14º – Ubatuba (SP)
15º – Tiradentes (MG)
16º – Teresópolis (RJ)
17º – Pomerode (SC)
18º – Morretes (PR)
19º – Triunfo (PE)
20º – Ilhabela (SP)
21º – Búzios (RJ)
22º – Carambeí (PR)
23º – Alcântara (MA)
24º – Cidade de Goiás (GO)
25º – Vinhedo (SP)
26º – Serra Negra (SP)
27º – Penedo (AL)
28º – Treze Tílias (SC)
29º – Guaramiranga (CE)
30º – Guararema (SP)
31º – Rio de Contas (BA)

 

Com informações de Revista Bula