A principal avenida de Ipanema, em Pontal do Paraná, está mudando; veja o que já foi feito
Quem passa pela principal avenida do Balneário Ipanema já começa a perceber as mudanças. A Avenida São Luís está passando por uma ampla requalificação que promete transformar um dos principais centros comerciais e turísticos de Pontal do Paraná. Com 29,12% da obra concluídos, a intervenção entra em uma nova etapa, com duas frentes de trabalho simultâneas e previsão de entrega até o fim deste ano.
Com investimento superior a R$ 2 milhões, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), com recursos do Governo do Estado, a obra prevê nova pavimentação, drenagem, calçadas acessíveis, mobiliário urbano e reorganização do trânsito. O objetivo é oferecer mais segurança, acessibilidade e conforto para moradores, comerciantes e visitantes que circulam diariamente pela região.
Atualmente, uma das equipes trabalha na implantação do pavimento em paver intertravado da Avenida São Luís, além da execução das calçadas em concreto com piso podotátil e da instalação do mobiliário urbano.
Paralelamente, outra frente realiza o assentamento das canaletas de drenagem nas ruas Fernando de Noronha e Piratininga, etapa considerada essencial para melhorar o escoamento das águas pluviais e garantir maior durabilidade da infraestrutura.
Entre os serviços já concluídos estão a pavimentação em bloquete sextavado nas ruas Dona Alba de Sousa e Silva e Raul de Castro, no entorno da Praça de Ipanema, além da retirada e do reassentamento do paver intertravado no calçadão da Avenida Aníbal Khury.
Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Heitor Gonçalves Kayamori, a execução simultânea de diferentes etapas permite acelerar o cronograma da obra.
“Estamos trabalhando com duas frentes simultâneas, realizando o assentamento das canaletas de drenagem e, ao mesmo tempo, a execução dos pavers e das calçadas, buscando atender o cronograma da obra. A urbanização dessa importante via do Balneário Ipanema valoriza a região e proporciona mais segurança aos usuários”, afirmou.
Mais acessibilidade e novo modelo de circulação
Além da substituição da pavimentação e da implantação de um novo sistema de drenagem, a requalificação prevê calçadas acessíveis, iluminação pública, bancos, paisagismo e mobiliário urbano, tornando a via mais segura e confortável para pedestres e frequentadores.
Outra mudança será na circulação de veículos. Durante a baixa temporada, a Avenida São Luís permanecerá aberta ao tráfego em baixa velocidade. Já no verão, voltará a funcionar como calçadão, priorizando os pedestres e ampliando os espaços de convivência em uma das áreas mais movimentadas do balneário.
O projeto também integra o programa Calçada Legal, que regulamenta a ocupação dos passeios públicos pelos estabelecimentos comerciais. A iniciativa permite o uso das calçadas com mesas e cadeiras, desde que removidas diariamente, e proíbe estruturas fixas que comprometam a acessibilidade e a circulação.








