9º BPM recebe viaturas e implanta nova equipe Rotam no Litoral do Estado


Por Redação Publicado 13/05/2022 às 08h33 Atualizado 17/02/2024 às 08h26

Neste mês, a Polícia Militar consolidou o avanço de mais dois importantes passos no processo de fortalecimento do policiamento especializado no Litoral do Paraná. As informações são do Setor de Comunicação Social do 9º Batalhão, que atende os sete municípios da região.

A primeira iniciativa surgiu com a criação de uma nova equipe policial militar Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), que tem como responsabilidade o policiamento ostensivo preventivo e o apoio às viaturas de área (Rádio Patrulhas Auto), nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. A guarnição recebeu a nomenclatura de Rotam Alfa, por ter como comandante o graduado mais antigo do Pelotão, subtenente Luciano Rangel.

O time foi formado no mês de maio, apenas como um grupo tático pertencente à 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). Contudo, devido à apresentação de excelentes resultados em um curto espaço de tempo, a guarnição foi elevada à condição de Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), recebendo uma nova viatura com a atual plotagem deste tipo de policiamento, ostentando o braçal peculiar do grupo especializado.

De acordo com o cabo Marcelo Di Sessa de Camargo, um dos graduados que compõe a equipe, desde que foi implementado o grupo, já apreendeu aproximadamente 1 kg de maconha, cerca de 212 gramas de cocaína, 167 gramas de crack e 3.132,05 reais em espécie. Ao total, 11 detenções foram realizadas em menos de dois meses.

NOVAS VIATURAS

O segundo passo foi estabelecido com o recebimento de três viaturas Rotam novas, por parte do 9º BPM. São caminhonetes “Chevrolet S10 LT DD4A”, modelo 2022, equipadas especialmente para a execução do policiamento tático na região.

Além destas novidades, a unidade também está capacitando novos militares para atuar no grupo tático. Atualmente, nove policiais participam do treinamento.

O Estágio Rotam, como é chamado o processo de capacitação para os novos integrantes, dispõe de treinamentos específicos, como; técnicas de confronto armado, abordagem policial, policiamento ostensivo geral, uso de armas não letais e de controle de distúrbio civil, armamento, uso seletivo da força e demais matérias correlatas.

OPERACIONAL

As Rondas Ostensivas Tático Móvel, conhecida como Rotam, é um grupo operacional de elite da Polícia Militar do Paraná (PMPR), que tem por característica marcante abordagens táticas, mais rápidas e dinâmicas.

Com os novos integrantes, a corporação busca melhorar a segurança e a qualidade de vida dos moradores e turistas, reforçando o combate ao tráfico de drogas, roubo e outros crimes.