Parceria entre Sanepar e Samae ampliará sistema de esgoto em Antonina


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/07/2024 às 16h09
Foto-1-5
Sanepar e a Prefeitura, em conjunto, vão trazer o saneamento básico, algo extremamente importante para toda a população e um sonho antigo aqui de Antonina”, disse o presidente da Sanepar, Wilson Bley. Foto: André Thiago/Sanepar

A cidade histórica de Antonina deu um passo importante na área do saneamento básico na última sexta-feira (05). A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Antonina assinaram um termo de cooperação técnica para ampliar o sistema de esgoto do município. A assinatura do acordo contou com a presença do presidente da Sanepar, Wilson Bley, e do prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD), o Zé Paulo.

O prefeito Zé Paulo expressou sua gratidão ao governador Ratinho Junior (PSD) e enfatizou a determinação da administração em concretizar o objetivo. “Graças a Deus e à vontade do nosso governador Ratinho Júnior, estamos iniciando a concretização desse objetivo. E algumas vozes vão se levantar, duvidando, mas… Nós, através do nosso trabalho, vamos mais uma vez mostrar que Antonina inexoravelmente caminha para o progresso e para o seu bem-estar social”, afirmou.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou a importância histórica do momento. “A Sanepar e a Prefeitura, em conjunto, vão trazer o saneamento básico, algo extremamente importante para toda a população e um sonho antigo aqui de Antonina”, destacou. Ele também mencionou a participação fundamental do governador Ratinho Junior na viabilização do acordo, que contribuirá para o avanço do atendimento de coleta e tratamento de esgoto na cidade.

Fernando Guedes, diretor comercial interino da Sanepar, anunciou que as ações terão início imediato. “Estamos formando as comissões de trabalho da Sanepar e da Prefeitura para avançar na ampliação do sistema de esgoto na cidade”, afirmou.

Avanço importante

A vice-prefeita Rozane Osaki (PSD) celebrou a data como um dos dias mais importantes para Antonina. “Estamos bastante contentes porque agora nós passaremos a ter o saneamento básico em nossa cidade”, declarou.

De acordo com ela, o acordo representa um avanço significativo para a qualidade de vida da população de Antonina. “O acesso ao sistema de esgoto trará benefícios diretos à saúde pública, ao meio ambiente e à qualidade de vida dos moradores. Além disso, a iniciativa impulsiona o desenvolvimento econômico do município, atraindo investimentos e impulsionando o turismo”, afirmou ao JB Litoral.

Funções e responsabilidades do Samae

O Samae de Antonina, autarquia municipal criada pela Lei nº 10 de 11 de dezembro de 1968, é responsável por todas as atividades administrativas e técnicas relacionadas aos serviços de água e esgoto no município. Entre suas atribuições estão:

  • Estudar, projetar e executar obras de construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e esgotos sanitários.
  • Coordenar e fiscalizar a execução de convênios firmados entre o município e órgãos federais ou estaduais para projetos de serviços públicos de abastecimento de água e esgotos sanitários.
  • Administrar, operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável e esgotos sanitários.
  • Lançar, fiscalizar e arrecadar tarifas e taxas dos serviços de água e esgotos, além de taxas de contribuição sobre terrenos beneficiados com esses serviços.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *