Pontal do Paraná: mutirão de castração para cães e gatos beneficiará até 500 pets; foco são animais de tutores em situação de fragilidade social


Por Luiza Rampelotti Publicado 16/07/2024 às 19h17
A prioridade no atendimento será dada a pessoas em situação de fragilidade social e animais resgatados da rua. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná
A prioridade no atendimento será dada a pessoas em situação de fragilidade social e animais resgatados da rua. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

No próximo mês, nos dias 8 e 9 de agosto, a cidade de Pontal do Paraná sediará mais um Mutirão de Castração, com o objetivo de beneficiar até 500 animais. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com a Rede de Proteção Animal, ocorrerá das 8h às 13h, ao lado do Ginásio de Esportes da Escola Ezequiel Pinto da Silva, localizado na Rua Alberta, 20, no Jardim Canadá.


Como participar


Para participar do mutirão, os tutores de animais devem se inscrever através do site da Prefeitura, na aba “protocolo”. Será necessário anexar documentos pessoais, comprovante de residência, e informar meios de contato (preferencialmente telefone), espécie, sexo e idade do animal. Além disso, os tutores deverão apresentar também o CadÚnico (cadastro do Governo Federal) e fotos do animal a ser castrado. As inscrições também podem ser realizadas presencialmente no setor de protocolo da Prefeitura, no balneário Praia de Leste.

A prioridade no atendimento será dada a pessoas em situação de fragilidade social e animais resgatados da rua. Os pets devem ter no mínimo seis meses de idade e estar em boas condições de saúde. No dia do procedimento, uma equipe de veterinários fará uma avaliação clínica prévia para assegurar a aptidão dos animais à cirurgia.

Os tutores devem levar os animais ao local do mutirão em jejum de 6 a 8 horas anteriores ao horário agendado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3455-9643 ou (41) 93500-7993.


4 mil animais castrados


Desde 2021, a Prefeitura já promoveu sete mutirões para castração de animais na cidade (o de agosto será o oitavo), além de outras ações em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, cerca de 4 mil pets já foram castrados na atual gestão municipal.

Quem realizará as castrações nos eventos itinerantes promovidos pelo Poder Municipal é a empresa Gabriela Zangrossi Souza EPP, contratada via licitação em 2022, com contrato vigente até setembro deste ano. Além das cirurgias de castração, a empresa também executa a implantação de microchip eletrônico para identificação, fornecimento do medicamento para o pós-operatório e acompanhamento médico veterinário pelo prazo de sete dias. O investimento é de R$ 287.500,00.


Importância da castração


Em conversa com o JB Litoral, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld, destaca a importância da castração de pets, tanto para os animais quanto para a sociedade. “A castração ajuda a controlar a população de cães e gatos, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas. Isso diminui problemas como fome, doenças e acidentes“, afirma. Ele também ressalta que a castração pode ajudar a diminuir comportamentos indesejados, como agressividade, marcação de território e fugas, contribuindo para uma convivência mais harmoniosa entre os pets e seus tutores.

Para o secretário, incentivar e realizar a castração é um investimento em saúde pública, bem-estar animal e qualidade de vida para a comunidade. “A castração é uma ação simples que traz benefícios duradouros e significativos para todos os envolvidos“, diz.


Recursos e parcerias


Além dos mutirões, a Prefeitura de Pontal do Paraná também realizou a contratação da clínica veterinária Peterlini e Harmatiuk Ltda, em setembro do ano passado, via processo licitatório para o atendimento a animais. O contrato, no valor de R$ 165 mil, tem duração até setembro deste ano e prevê atendimentos clínicos emergenciais, castração e implantação de microchip eletrônico para identificação dos animais atendidos durante o ano todo. 

Independentemente dos mutirões de castrações, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca possui um contrato de prestações de serviços clínicos veterinários, sobretudo os emergenciais, com uma clínica veterinária contratada, que atende ao longo de todo o ano”, explica o secretário da pasta.

A cidade também conta com um Banco de Rações e com a Rede de Proteção Animal, composta por mais de 20 instituições, proporcionando suporte contínuo para os pets. “Além disso, a Rede de Proteção Animal, composta pelas cuidadoras/protetoras animais da cidade, desempenha um papel fundamental no apoio às ações, auxiliando de maneira significativa os esforços da Prefeitura”, conclui Jackson Cesar Bassfeld.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *