Desenvolvimento e dignidade: nova ponte da Ilha dos Valadares traz mais qualidade de vida para os moradores da região


Por Redação Publicado 02/08/2024 às 14h28
Cerca de 85% das obras estão concluídas e a previsão de entrega é no segundo semestre de 2024. Foto: Juan Lima/JB Litoral
Cerca de 85% das obras estão concluídas e a previsão de entrega é no segundo semestre de 2024. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Os 376 anos de Paranaguá podem ser celebrados com a certeza da melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento em diversas áreas, e não é diferente com a Ilha dos Valadares”, diz o prefeito Marcelo Roque (PSD). De acordo com ele, a nova ponte traz dignidade aos moradores e leva o desenvolvimento para a região mais populosa da cidade, que conta com mais de 30 mil habitantes. Os investimentos para esta obra foram de cerca de R$ 16 milhões, desde o projeto, execução e licenciamentos ambientais.

A nova ponte tem 2.088 m² de área pavimentada, permitindo a passagem de veículos de carga e automóveis 24 horas por dia. Além disso, a passarela atual passou por manutenção estrutural nessa gestão municipal e será revitalizada, junto com a nova ponte, para que possa atender a pedestres, ciclistas e motociclistas – são 1.140 m² de área exclusiva para esta finalidade.

Por anos os moradores da Ilha dos Valadares foram esquecidos. Trouxemos mais dignidade e respeito para a população com ruas asfaltadas, instalação de bloquetes, construção da subprefeitura, ampliação do CMEI, reforma das escolas, novo posto de saúde, Meu Campinho, regularização fundiária entre outros trabalhos que realizamos na Ilha. A nova ponte vem para coroar este desenvolvimento, garantindo a todos o direito de ir e vir, trazendo mais qualidade de vida para o maior bairro da nossa cidade”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

A construção da nova ponte da Ilha dos Valadares é uma parceria da Prefeitura de Paranaguá com o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria das Cidades. “O governador Ratinho Junior, em sua gestão, dedicou muitos recursos para todo o Litoral e não foi diferente com a Cidade Mãe do Paraná. Ao todo, foram R$ 11,6 milhões provenientes do Governo do Estado e o restante foi uma contrapartida da Prefeitura”, comemora o prefeito.

CONSTRUÇÃO

Atualmente, as obras da ponte estão 85% concluídas e com previsão de entrega para o segundo semestre de 2024. Uma obra tão importante como essa exige também modificações e melhorias no entorno, e é o que está acontecendo na Praça Cyro Abalém, como explica o secretário de Obras, Ildeivan da Silva Junior. “Estamos realizando modificações para melhoria do trânsito tanto do lado da ilha como do lado do continente. As ruas no entorno da praça foram asfaltadas e o mesmo será feito próximo ao mercado Nilton Abel de Lima. São melhorias que beneficiam toda a população”, informa.

Ele também destaca que as obras de desenvolvimento melhoram a mobilidade, facilitando o fluxo da população e dos serviços públicos, como a segurança pública, saúde e serviços fundamentais. “E, ainda, junto com a melhoria da qualidade de vida, a nova ponte proporcionará melhorias no comércio local e a valorização dos imóveis da região”, finaliza Ildeivan.

HISTÓRICO

A passarela Antônio José Sant’Anna Neto foi inaugurada em 1990. Em 2003, o prefeito Mário Roque realizou a ampliação, passando de 2,55 metros de largura para 4,75 metros. Em 2020, o prefeito Marcelo Roque revitalizou as lajes e vigas, que foram fortalecidas com fibra de carbono. E agora, em 2024, a nova ponte será mais um marco para Paranaguá e para a Ilha dos Valadares, melhorando a qualidade de vida da população.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *