Pontal do Paraná terá primeira unidade do projeto “Meu Campinho”


Por Flávia Barros Publicado 02/08/2024 às 18h07
FOTO 1
Já bastante conhecido pelos parnanguaras, o programa Meu Campinho chegará a Pontal do Paraná. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Orçado em R$ 662 mil, com recursos provenientes do Governo do Estado, cuja contrapartida da Prefeitura de Pontal do Paraná será de R$ 112 mil, a cidade receberá a primeira unidade do projeto Meu Campinho. O programa, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), trata-se de um espaço para prática de esporte e recreação construído com verba estadual, já conhecido pela população do Litoral, onde outros municípios também haviam sido contemplados.

No caso de Pontal do Paraná, o Meu Campinho irá revitalizar uma área já utilizada no balneário Shangri-Lá. “O Meu Campinho vai ajudar a transformar o entorno e ofertar novas opções de lazer à população. O projeto vem para se somar às iniciativas municipais de lazer e esportes, principalmente destinadas a crianças e adolescentes”, disse ao JB Litoral o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes.

Parcerias

A indicação para a destinação dos recursos e instalação do projeto em Pontal do Paraná veio por intermédio do deputado estadual Anibelli Neto (MDB). “É um orgulho representar Pontal, trazer recursos e obras que melhorem a vida dos pontalenses. É um compromisso que eu assumi com todos os munícipes e essa é mais uma importante parceria entre o Legislativo Estadual, a Prefeitura de Pontal do Paraná e o Governo do Estado. Assim proporcionamos aos pontalenses acesso a um local de qualidade para as suas práticas esportivas. Isso é qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.

O programa começou a ser implantado no Paraná à época em que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) ocupava o posto de secretário de Desenvolvimento Urbano. O programa é inspirado em uma experiência da Alemanha, que implantou 1,6 mil unidades no País.

Segundo a Prefeitura de Pontal do Paraná, a cidade já conta com várias praças onde há parquinhos e academias ao ar livre instalados. “A Secretaria de Esportes Cultura Lazer e Juventude atende mais de 100 turmas em dezenas de opções esportivas e culturais ofertadas em vários balneários. E ainda há a prática desportiva orientada nos CMEI’s para os alunos matriculados na rede pública de ensino”, informou a Administração Municipal.

FOTO 2
O Meu Campinho de Shangri-lá ficará em um terreno da Prefeitura, entre a Av. Perimetral Norte e a rua Guaraqueçaba. Foto: Reprodução Google



Nas oficinais desportivas, as aulas são ministradas por oficineiros contratados pela Prefeitura. Eles se formalizaram como MEI’s (microempreendedores individuais) com apoio do Poder Municipal, por meio da Sala do Empreendedor – Escritório de Compras Públicas, em parceria com o Sebrae-PR, para promover cursos de capacitação em várias áreas.

Assim como na manutenção de prédios públicos, roçadas e manutenção da orla, os oficineiros esportivos e culturais são contratados para ministrar as aulas. Além de beneficiar crianças e jovens com a prática das modalidades, o pagamento aos oficineiros também circula na economia da cidade”, finalizou a Prefeitura.

O processo de licitação para a construção do Meu Campinho, com campo de futebol de grama sintética, playground e paisagismo, já está autorizado.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *