TPAs mais produtivos do 1º semestre são homenageados pelo OGMO, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 20/08/2024 às 16h19

Como parte das solenidades em comemoração aos 30 anos de fundação do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário – OGMO/Paranaguá, aconteceu, na última quinta-feira (16), a cerimônia do Programa TPA Essencial no SESC Paranaguá. O programa homenageia os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) mais produtivos. No caso desta solenidade, os homenageados foram os que mais se destacaram ao longo do 1º semestre de 2024.

A premiação é um reconhecimento àqueles trabalhadores que executam as melhores práticas e iniciativas em segurança do trabalho e produtividade, destacando os que se dedicam a promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

Décadas de dedicação


O conferente Jairo Matoso trabalha na atividade desde 1978 e tem 46 anos de dedicação à faixa portuária. Ele contou ao JB Litoral como foi a experiência de ser homenageado. “Eu já peguei várias mudanças, vivenciei a evolução na faixa portuária, desde aquele período até hoje. São 30 anos de OGMO, tivemos alguns problemas, resistência em relação à mudança, mas isso ficou no passado e a gente entendeu que o OGMO é essencial na nossa vida”, afirmou Jairo.

OGMO 30 anos Imagens Juan Lima JB Litoral 15 08 2024 (41)
O conferente Jairo Matoso foi um dos homenageados, ele trabalha na atividade desde 1978. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Depois da entrada do OGMO houve algumas mudanças em relação à segurança do Trabalhador, em relação ao trabalho avulso. Antes trabalhávamos praticamente 24 horas, hoje nós fazemos 6 horas e folgamos as outras 18 horas”, completou o trabalhador.

Outro homenageado, o estivador Carlos Marinho da Silva, mais conhecido como Marinho, está na estiva há 34 anos. “Desde a época em que a gente entrou, até agora, muita coisa mudou. Agora temos regras rígidas, antes o que tínhamos nem poderiam ser consideradas regras”, contou Marinho, que atua no embarque de automóveis para exportação e nem pensa em aposentadoria.

OGMO 30 anos – Imagens Juan Lima JB Litoral 15 08 2024 (1)
Outro homenageado, o estivador Carlos Marinho da Silva, mais conhecido como Marinho, está na estiva há 34 anos. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Todos os setores representados


A solenidade foi prestigiada por dirigentes de diversos sindicatos ligados ao trabalho portuário e lideranças da região. Para a diretora-executiva do OGMO/Paranaguá, Shana Bertol, a comemoração foi em dose dupla. “São 30 anos de muita evolução, mas a gente comemora, hoje, de forma dobrada, porque temos o prazer e a honra de poder estar comemorando com quem construiu a história do OGMO, que são vocês. Os padrões são rígidos sim, mas eles garantem a qualidade da nossa mão de obra e a longevidade dessa qualidade. E se vocês estão aqui, hoje, é porque cumprem com todos esses requisitos“, falou aos TPAs.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) também enalteceu a importância dos trabalhadores portuários.

Vocês foram essenciais para que o porto de Paranaguá não parasse. Então, é muito justo que recebam essas homenagens todos os anos. Graças ao trabalho de vocês, não só o porto não para, como o Paraná também não para. Eu sempre falo do valor que vocês têm na faixa portuária e priorizamos isso, tanto que nós conseguimos, na época da pandemia, vacinar vocês para atender 100% o mais rápido possível, porque vocês estavam, literalmente, na linha de frente“, pontuou Roque

Quando eu falo que os senhores são essenciais, não tenham dúvida nenhuma. Porque toda essa produtividade e tudo que nós alcançamos na faixa do cais, se o porto de Paranaguá se destaca como o primeiro, como maior em exportações, maior em qualidade de mão, são os senhores que fazem isso acontecer. Então parabenizo o OGMO e os senhores, que são essenciais“, completou Everson Leite de Farias, trabalhador portuário que exerce a função de secretário municipal do Trabalho e Assuntos Sindicais de Paranaguá.

TPA Essencial


Criado há um ano, o Programa de Valorização – TPA Essencial é uma iniciativa que busca reconhecer e premiar os trabalhadores portuários avulsos que se destacam não apenas pela produtividade, mas principalmente pela qualidade e segurança em suas atividades.

Os critérios para a premiação incluem produção e não ter se envolvido em incidentes, tais como: desvios de segurança, resultados positivos no etilômetro ou toxicológico, não cumprirem assiduidade, treinamentos obrigatórios ou responderem processos disciplinares. Desde a sua criação, quase 300 TPAs já foram homenageados.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *