Educação em alta: Matinhos e Pontal do Paraná ficam acima da média nacional, com Ideb de 6,2 nos anos iniciais do ensino fundamental


Por Flávia Barros Publicado 21/08/2024 às 17h43 Atualizado 23/08/2024 às 11h12

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na última quarta-feira (14), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. O indicador, que mede a qualidade da educação do Brasil a cada dois anos, mostra que o país alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). O Paraná obteve a maior pontuação do país, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental anos finais – do 6º ao 9º ano e ano iniciais, do 1º ao 5º ano, em que a nota alcançada foi 6,7.

Maior média

Entre os municípios do Litoral, Matinhos e Pontal do Paraná aparecem empatados na liderança, com 6,2 de nota. Para o secretário de Educação de Matinhos, Alzino Neto, o resultado merece ser comemorado, sobretudo por haver um crescimento da nota, mesmo com as adversidades do período pós-pandemia.

Tivemos muitas defasagens pós-pandemia, que dificultaram a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. O ensino remoto, com crianças em processo de desenvolvimento das habilidades básicas não favoreceu a efetiva apropriação e construção da leitura e escrita, do raciocínio lógico e letramento. Porém, a dedicação de todos os profissionais da educação, que são mestres por excelência, resultou no aumento do Ideb”, afirmou Neto ao JB Litoral.

Em 2021, foi mais delicado, pois estávamos com muitos casos de afastamentos e as aulas ainda não eram presencias desde o início do ano, então nosso índice foi de 6,0. Porém, com o retorno presencial avançamos para 6,2 em 2023. Estamos mantendo a qualidade da educação e esse é um resultado de muito trabalho pedagógico com planejamento e dedicação. Avaliações diagnósticas periódicas, planejamento com atenção à cada dificuldade, reforço escolar no contraturno e/ou paralelo, atenção às evasões, são algumas das estratégias utilizadas para que tenhamos bons resultados”, completou o secretário.

Estratégias de Pontal

Pontal do Paraná também comemorou bastante o resultado e atribuiu o sucesso às iniciativas adotadas após a pandemia da Covid-19, como o projeto “Classe de Alfabetização: recuperação”, que utiliza o método Abacadá.

Saímos da pandemia em 2022 e quando retornaram as aulas adotamos o projeto, em sistema de contraturno, com alunos do 1º ao 5º ano. O município adquiriu as apostilas e tivemos resultados excelentes já naquele ano. Em 2023, adquirimos apostilas da OPET para alunos do 1º ao 5º ano, com capacitação dos professores”, disse a secretária municipal de Educação, Renata Marinho, em conversa com o JB Litoral.

Ainda segundo Renata, outro fator importante para alcançar o índice acima da média nacional é a inclusão trabalhada na Rede Municipal de Educação. “Quando retornaram as aulas, observamos o número elevado de crianças autistas. E, até hoje, conseguimos manter todas essas crianças com atendimento de profissional especializado (AEE). Investimos nesses dois anos, com essas ações, mais de R$ 5 milhões. Fora isso, investimentos na estrutura das escolas, ampliação de vagas de contraturno, alimentação balanceada (acompanhada por nutricionistas) e aquisição de equipamentos, que influenciaram no excelente resultado alcançado”, afirmou.

Para a secretária, além das mudanças mencionadas, o comprometimento dos servidores também foi fundamental. “Criamos o Plano de Carreiras específico do Magistério, incentivando o Professor a voltar a estudar, com promoção a cada três anos, caso apresentem pós-graduação atualizada, entre outros benefícios. Fora o plano, investimos em capacitação, concurso público, mantemos os profissionais especializados para o atendimento das crianças atípicas e garantimos direitos da profissão que vinham sendo violados em anos anteriores”, pontuou Renata Marinho.

De olho no futuro

Para manter o bom resultado e seguir evoluindo, o Município afirma que irá reforçar as iniciativas realizadas nos últimos anos, com a ampliação dos direitos dos profissionais do Magistério e investimentos em tecnologia. “Profissionais valorizados e satisfeitos produzem muito mais. Além dos profissionais, pretendemos investir fortemente, já no próximo ano, em tecnologia. Serão oficinas pedagógicas diferenciadas nas escolas com contraturno e o desenvolvimento de outros projetos de resgate de conteúdo. Essas propostas são voltadas aos alunos, os reais protagonistas na estrutura da Educação e responsáveis pelo resultado alcançado”, finalizou a secretária de Educação.

Ideb do Litoral

Abaixo de Matinhos e Pontal do Paraná, que empataram na liderança, com Ideb de 6,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, estão Guaratuba, com 5,9; Paranaguá (5,5); Morretes (5,4); Antonina (5,2) e Guaraqueçaba (5,1).

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