“As limitações nos serviços de Saúde são impostas por um modelo do Governo do Estado”, diz Jefferson Fonseca


Por Brayan Valêncio Publicado 12/09/2024 às 15h46

Jefferson Fonseca, de 58 anos, é empresário e tem formação em Biologia pela Universidade Federal do Paraná. Esta é a sexta vez que ele disputa uma corrida eleitoral em Antonina, sendo a terceira como candidato a prefeito. Ele já foi vereador na cidade em 2004 e reeleito em 2008.

Além do cargo eletivo, foi também coordenador do Governo do Estado do Paraná junto aos municípios do Litoral. Agora, Jefferson quer entrar no maior desafio de sua vida: chefiar a cidade que nasceu e que escolheu cuidar. Ao lado do candidato a vice, Carlinhos Bandeira, Fonseca é o postulante em uma chapa pura do Podemos.

JB Litoral: Como você pretende fortalecer a segurança pública na cidade, especialmente em áreas com alta incidência de criminalidade e durante a alta temporada turística? 

Jefferson Fonseca: Para a segurança, vamos promover melhorias e expansão no programa de monitoramento das vias e prédios públicos, auxiliando, dessa forma, o atendimento das polícias Militar e Civil em suas atribuições constitucionais de dever de Estado. Vamos implantar um programa de atividade delegada utilizando policiais militares e bombeiros militares em seus dias de folga para integração no combate à violência. Vamos também ampliar o programa de auxílio à segurança da comunidade escolar.

JB Litoral: Diante das limitações nos serviços de saúde no Litoral, como você planeja ampliar o atendimento, melhorar a infraestrutura das unidades de saúde e atrair profissionais qualificados para a região?

Jefferson Fonseca: As limitações nos serviços de saúde na nossa região nos são impostas por um modelo do Governo do Estado. É muito claro que precisamos voltar a investir fortemente no Hospital Municipal com equipamentos para o pronto atendimento de emergências médicas. A qualificação e preparo dos servidores nos atendimentos das unidades de pronto atendimento do município devem ser uma das prioridades do nosso governo. Vamos promover a atração de médicos que venham residir no nosso município, diminuindo, dessa forma, os constantes problemas da falta de médicos atendendo nas unidades de saúde e no hospital municipal, além de estabelecer um Pronto Atendimento Rural, em local previamente analisado e que melhor atenda às necessidades dessa população. Temos como objetivo a construção de postos de saúde nos bairros do Tucunduva, Ponta da Pita e Portinho. Queremos ainda realizar o aparelhamento do hospital com equipamentos de auxílio médico em seus diagnósticos, como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamógrafo, além da aquisição de novas ambulâncias devidamente equipadas, para realizar viagens a outros municípios. 

JB Litoral: Quais medidas você pretende adotar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais, incluindo a formação de professores e a infraestrutura escolar, e como pretende integrar a educação ambiental ao currículo?

Jefferson Fonseca: Vamos voltar a investir fortemente em educação no nosso município. Nosso governo terá transparência na aplicação das verbas destinadas à Educação e a correta aplicação dos recursos. Atualmente temos poucas vagas de crianças em creche, vamos aumentar a oferta de vagas; aumentar o quadro funcional, com a contratação de pessoal para diversas áreas de atuação, preenchendo hoje a necessidade de professores em sala de aula. Vamos, ainda, contratar professores por meio de concurso público; o plano de carreira do magistério municipal, após estudo de impacto financeiro, será finalmente implantado e ainda vamos ofertar uniforme escolar para todas as crianças da rede municipal, com trajes de verão, meia estação e inverno. Tem ainda outros projetos planejados para nossa educação.

 JB Litoral: Com o aumento populacional e turístico, como você planeja melhorar o trânsito e a infraestrutura, promovendo a mobilidade urbana sustentável, a revitalização de áreas degradadas, e a modernização dos espaços públicos, inclusive durante a alta temporada?

Jefferson Fonseca: Vamos criar o departamento de trânsito e mobilidade urbana que fará as correções necessárias para o bom funcionamento do trânsito; finalizar e regulamentar a sinalização das vias públicas da nossa cidade, projeto este que será desenvolvido juntamente com técnicos; e desenvolver projetos para assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência. Vamos também realizar urgentemente a reforma da rodoviária municipal; a pavimentação das ruas do Rio do Nunes e inúmeras outras; interligar os bairros do Portinho e Tucunduva, concluindo a rua da região denominada de “Casqueira”. Vamos, ainda, reativar a fabricação de manilhas, blocos e todo tipo de artefato de cimento, para atender as necessidades da infraestrutura nas obras das vias públicas.

JB Litoral: Qual é o seu plano para enfrentar o déficit habitacional, garantindo moradia digna para as populações de baixa renda e prevenindo a expansão de áreas de risco? 

Jefferson Fonseca: Vamos buscar recursos junto à Cohapar e secretarias de Estado com a finalidade de suprir a necessidade de moradias com a construção de aproximadamente 200 casas, para que aconteça a remoção de famílias, que residem em áreas de riscos e situações de vulnerabilidade.

JB Litoral: Como você pretende incentivar a geração de empregos, especialmente em setores estratégicos como turismo, pesca, comércio, indústria e serviços? 

Jefferson Fonseca: Sem sombras de dúvida esse é o maior desafio que vamos enfrentar para o nosso governo. Funcionaremos como facilitador e fomentador de atividades nos diversos setores onde a iniciativa privada quiser empreender. Vamos fazer as adequações necessárias para a implantação da revisão do Plano Diretor do município, suspenso a pedido do Ministério Público do Paraná. Existem setores na indústria que utilizam mão de obra nas suas atividades e muitas estão com suas capacidades de busca de mão de obra exauridas em suas regiões. Precisamos criar alternativas de desenvolvimento e estabelecer um parque industrial. Temos um Plano Diretor de Desenvolvimento Portuário já estabelecido e que em nosso governo será colocado em ação. O projeto da PR-340 será um dos nossos maiores objetivos. Vamos criar a Orla Gastronômica, que é um projeto a ser desenvolvido para a implantação de região específica de exploração da cultura gastronômica de Antonina, com incentivo para a abertura de novos restaurantes, entre outras ações.

JB Litoral: Deixe uma mensagem final ao eleitor:

Jefferson Fonseca: Tenho orgulho de minha vida pública: tive dois mandatos de vereador, fui coordenador do Governo do Estado do Paraná junto aos municípios do Litoral também por duas vezes. Sempre respeitei a administração pública, o dinheiro público e atendi a todos sem discriminação. Eu e o meu amigo, candidato a vice-prefeito Carlos Bandeira, faremos na nossa cidade as mudanças que precisamos promover para se viver, colocando quatro anos das nossas vidas à disposição do nosso município. Aproveitamos e pedimos o apoio e voto nessa eleição. Mudar, nós podemos!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *