Festa em Louvor a Nossa Senhora do Santíssimo Rosário inicia no sábado (28) em Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/09/2024 às 12h25
WhatsApp Image 2024-09-25 at 14.28.33
O evento, que marca 446 anos de devoção à santa, é um dos mais antigos e importantes do Brasil, atraindo fiéis de toda a Diocese. Foto: Divulgação

A tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, padroeira de Paranaguá, terá início no próximo sábado (28) e se estenderá até o dia 7 de outubro. O evento, que marca 446 anos de devoção à santa, é um dos mais antigos e importantes do Brasil, atraindo fiéis de toda a Diocese, que abrange os municípios do Litoral do Paraná e do Vale do Ribeira.

O padre Emerson Zella, pároco da Catedral de Paranaguá, ressalta a relevância espiritual e social dessa celebração, que, neste ano, carrega o tema “Com Maria, Mãe do Santíssimo Rosário, sejamos sempre mais irmãos”. “Inspirado na Campanha da Fraternidade 2024, o lema da novena busca promover a união, fraternidade e o diálogo entre as pessoas, em um momento em que isso se torna cada vez mais necessário”, destaca o padre.

Programação religiosa

A abertura dos festejos ocorrerá no sábado, com a recitação do Terço às 18h30 na Praça Mário Roque. Logo após, uma procissão luminosa seguirá até a Catedral de Paranaguá, onde, às 19h30, acontecerá a primeira missa, marcando o início da novena em honra à Nossa Senhora do Rosário.

A novena será realizada diariamente, de 29 de setembro a 6 de outubro, sempre às 19h30, com a participação especial de diversas paróquias da cidade. No dia 7 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, acontecerá a tão esperada procissão, que sairá pelas ruas do Centro Histórico de Paranaguá às 19h, abençoando lares e comércios. A festividade se encerrará com uma missa solene às 19h30, na Catedral.

Eventos festivos e tradições

Paralelamente à programação religiosa, a festa terá também uma agenda social, com quermesses diárias após as missas, no salão da Catedral. Serão oferecidos pratos típicos e muita música, em um ambiente familiar, sem a comercialização de bebidas alcoólicas.

Um dos momentos mais aguardados é o tradicional “Show de Prêmios”, que ocorrerá no próximo domingo (29), às 14h. “Esse evento é uma ótima oportunidade de confraternização e também de arrecadação de fundos para as obras sociais e evangelizadoras da Catedral“, explica padre Emerson. Os prêmios variam, e os interessados podem colaborar doando brindes para o sorteio.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-25 à(s) 10.03.17_80425f5a
Convido todos a se unirem em fé, esperança e fraternidade, fortalecendo seus laços com Deus e com o próximo“, convida o padre Emerson Zella. Foto: JB Litoral

Outro destaque é a venda do tradicional bolo de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, nos dias 6 e 7 de outubro. Alguns pedaços do bolo virão com medalhinhas da santa, simbolizando devoção e proteção para quem as encontrar, um costume que se mantém ao longo dos anos e reforça a espiritualidade dos fiéis.

O padre Emerson faz um convite especial à população de Paranaguá e aos devotos da padroeira. “Este é um momento ímpar para nossa cidade, que tem o privilégio de celebrar duas padroeiras: Nossa Senhora do Rosário, na Catedral, e Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Convido todos a se unirem em fé, esperança e fraternidade, fortalecendo seus laços com Deus e com o próximo“, convida o sacerdote.

Programação completa

Novenário:
De 28/09/2024 a 06/10/2024, às 19h30

28 de setembro:
• 18h30 – Terço na Praça Mário Roque
• 19h30 – Missa de abertura e início da novena

29 de setembro:
• 14h – Show de Prêmios
• Após a novena: Tarde do Pastel e Noite do Caldo

2 de outubro:
• Após a novena: Noite do Macarrão e Noite do Pastel

5 de outubro:
• Após a novena: Churrasco

6 de outubro:
• Após a novena: Cachorro-quente e Noite do Pastel

7 de outubro (Dia da Festa):
• 8h – Bolão
• 18h – Momento Mariano
• 19h – Procissão
• 19h30 – Missa Solene de encerramento

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *