Com mais de 72% dos votos, Adriano Ramos é eleito o novo prefeito de Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 06/10/2024 às 18h42
WhatsApp Image 2024-10-06 at 15.41.07
Adriano Ramos tenta novamente e, dessa vez, é eleito prefeito de Paranaguá, junto com a vice Fabiana Parro. Foto: Juan Lima/JB Litoral

Vinte anos após disputar sua primeira eleição, o parnanguara Adriano Ramos (Republicanos), 55 anos, é o prefeito eleito de Paranaguá, com 58.206 votos (72,30%). A vice-prefeita é Fabiana Parro (União), fundadora do Instituto Peito Aberto.

Filho da dona de casa Leodete Ramos e do estivador Juarez Ramos, Adriano foi criado no bairro Jardim Araçá, onde mora até hoje. Os pais sempre tiveram uma ligação profunda com o bairro, e foram eles que criaram o time de futebol da comunidade, que teve a dona Leodete como técnica da equipe por muitos anos.

Adriano começou a trabalhar aos 14 anos, entregando pão para ajudar no orçamento familiar. Já seu interesse pela política teve início aos 15 anos, quando passou a observar a dedicação dos pais nas ações da Associação de Moradores do Jardim Araçá.

Aos 16 anos, passou a atuar na área esportiva da comunidade, dois anos mais tarde, prestou serviço militar em Curitiba, se tornando presidente do Grêmio de Cabos e Soldados. Após cumprir o serviço militar, passou a atuar como despachante, profissão que exerceu até recentemente, se afastando apenas para disputar as eleições municipais de 2024.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Aos 36 anos, em 2004, Ramos disputou a primeira eleição, em que concorreu ao cargo de vereador e ficou como suplente, panorama que se repetiu no pleito de 2008. Em 2012, ele foi eleito pela primeira vez como vereador de Paranaguá, sendo reeleito em 2016.

Nas eleições de 2018, Adriano se candidatou ao Legislativo Federal, ocasião em que ficou na suplência. Foi no pleito de 2020 que Ramos disputou, pela primeira vez, as eleições para prefeito, e foi o segundo mais votado, com 37,05% (27.265) dos votos.

Já em 2022, concorreu ao Legislativo Estadual, ficando como suplente e alcançando a marca de ser o candidato a deputado estadual mais votado da história do Litoral do Paraná, com 36.327 votos; 33.231 deles apenas em Paranaguá. Segundo o coeficiente eleitoral, com mais 96 votos ele teria sido eleito.

Agora, após dois mandatos como vereador e depois de “bater na trave” como deputado federal, estadual e como chefe do Executivo municipal, Adriano Ramos alcançou a vitória e será o prefeito da maior cidade do Litoral pelos próximos quatro anos.

REALIZAÇÕES

Como vereador, Adriano Ramos criou a iniciativa “Gabinete nos Bairros”, em que ia com seu carro particular até as regiões mais remotas de Paranaguá, com o objetivo de ouvir as demandas dos moradores e buscar soluções. Enquanto parlamentar, contou com grande apoio da população, aprovando projetos de lei visando a inclusão de pessoas com deficiência, além de lutar por benefícios sociais destinados à população menos favorecida.

Na coligação “A Paranaguá de Todos”, que reuniu Democracia Cristã (DC), Mobilização Nacional (Mobiliza), Partido Novo (Novo), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Podemos (Pode), Republicanos, Solidariedade e União Brasil (União), Adriano Ramos e Fabiana Parro foram eleitos com o lema de trabalhar por uma cidade mais justa e com mais oportunidades.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *