Curso de inglês gratuito prepara comerciantes da Ilha do Mel para temporada de cruzeiros


Por Redação Publicado 09/10/2024 às 13h50
image
Com uma carga horária de 32 horas, o curso acontece na Pousada Vila Encantada. Foto: Portos do Paraná

A Portos do Paraná deu início, na última terça-feira (8), a um curso gratuito de inglês voltado para comerciantes da Ilha do Mel, com o objetivo de qualificar o atendimento aos turistas, em especial aos que chegam em cruzeiros. O curso, solicitado pela própria comunidade após um significativo aumento no fluxo de cruzeiristas estrangeiros, está sendo ministrado em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A primeira temporada trouxe mais de 39 mil cruzeiristas e tripulantes de diferentes partes do mundo, e a comunicação foi uma barreira para alguns comerciantes locais. Esses treinamentos irão preparar o comércio para melhorar ainda mais o atendimento aos passageiros de navios, que movimentaram cerca de R$ 25 milhões na economia local“, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Com uma carga horária de 32 horas, o curso acontece na Pousada Vila Encantada. João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da empresa pública, reforçou a importância da iniciativa. “A Ilha do Mel foi um dos principais pontos de visita dos turistas de cruzeiros. Após a demanda dos próprios moradores, buscamos a parceria com o SESC para oferecer o curso de inglês, que faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Portos do Paraná“.

Kayana Bueno, designer gráfica que trabalha em uma pousada da região, é uma das participantes do curso. Ela vê a oportunidade como um diferencial tanto no âmbito profissional quanto pessoal. “Fiquei muito contente com as aulas. Morar em um local turístico, onde recebemos muitos visitantes estrangeiros, exige uma boa comunicação. Além disso, treinar mais o idioma é uma realização pessoal. É uma oportunidade que devemos aproveitar“, ressaltou Kayana.

Curso de pesca esportiva

Além do curso de inglês, a Portos do Paraná está promovendo outro treinamento voltado para o turismo local. Entre os dias 21 e 23 de outubro, será realizada uma capacitação para condutores de turismo de pesca esportiva, na Colônia de Pesca de Antonina. As aulas, ministradas pela Igarapesca, uma agência especializada em pesca com mosca, têm como público-alvo pescadores artesanais da baía de Paranaguá e Antonina, além de interessados em ingressar no turismo de pesca esportiva.

A analista portuária, Jaqueline Dittrich, explicou que a iniciativa visa complementar a renda dos pescadores artesanais. “Pensamos em oferecer esse curso para capacitar os condutores de embarcações para o turismo de pesca esportiva, uma vez que muitos pescadores já conhecem bem a baía de Paranaguá e podem atuar recebendo turistas que buscam essa atividade específica em nosso litoral“.

Temporada de cruzeiros

A 2ª Temporada de Cruzeiros do Paraná terá início em dezembro de 2024 e se estenderá até o início de 2025, com o navio MSC Armonia. Com cerca de 275 metros de comprimento, 29 metros de largura e 54 metros de altura, o navio tem capacidade para até 2.520 passageiros e 780 tripulantes. Além disso, a empresa MSC já reservou datas para a temporada 2025/2026, consolidando o Porto de Paranaguá como um destino estratégico nas rotas de cruzeiros.

O ingresso do Porto de Paranaguá nas rotas de cruzeiros tem sido destacado como um marco importante para o turismo local. Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), apontou que a acessibilidade facilitada para os turistas da região Sul tem gerado impactos positivos. “A entrada do Porto de Paranaguá nas rotas de cruzeiros permitiu que muitos passageiros conhecessem o litoral paranaense pela primeira vez, gerando empregos, movimentando a economia e criando o desejo de retorno“, afirmou Ferraz.

Dados recentes da CLIA, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), indicam que 87,2% dos cruzeiristas manifestaram interesse em voltar aos destinos visitados, o que representa um grande potencial de desenvolvimento para o turismo na região.

*Com informações da Portos do Paraná

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *