Onde ideias se encontram: IFPR Paranaguá inaugura primeira sala de coworking do Litoral


Por Redação Publicado 18/10/2024 às 10h28

Paranaguá ganhou, na última quarta-feira (16), a primeira sala para coworking do litoral paranaense. Mas, você sabe o que é coworking? O termo se refere a um espaço físico de trabalho colaborativo, isto é, empresas, profissionais liberais e freelancers podem compartilhar o local, com o intuito de dividirem um escritório para trabalho.

Tendo em vista a importância e necessidade do espaço, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá inaugurou, em parceria com a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, a sala Coworking Hélice Sêxtupla, que beneficiará cerca de mil estudantes, além de professores e moradores locais.

A nova sala poderá ser utilizada para o desenvolvimento de projetos nas áreas de meio ambiente, tecnologia e inovação. “Embora o conceito de coworking seja globalmente consolidado, este é o primeiro espaço com este perfil no litoral paranaense. Agora, a inovação em Paranaguá tem um endereço físico, um lugar onde ideias poderão se concretizar por meio de parcerias entre estudantes, acadêmicos e empresas”, destacou o coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do IFPR, Leandro Angelo Pereira.

Moderna e eficiente, a sala conta com equipamentos eletrônicos como televisores, computadores e ar-condicionado, e proporcionará a conexão entre o IFPR e outras universidades parceiras, como a Unespar e a UFPR, e demais empresas da região.

“Estamos certos de que a estreia do Coworking Hélice Sêxtupla trará um impacto positivo para toda a comunidade parnanguara, especialmente no que diz respeito a projetos voltados à preservação do meio ambiente e ao avanço tecnológico. Nosso Litoral é extremamente rico em potencial humano e natural, e é muito gratificante apoiar a concepção de um ecossistema que promove a colaboração entre a academia e o setor produtivo para trazer soluções inovadoras para a nossa região”, disse o supervisor institucional da TCP, Octavio Eliot.

Paranaguá poderá contar com mais um espaço coworking em breve

O Governo do Paraná, por meio de uma parceria entre a Portos do Paraná e a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação (SEI), anunciou, na última segunda-feira (14), o investimento de R$ 1,5 milhão para a criação de um espaço coworking no Porto de Paranaguá. O investimento tem como objetivo criar um local que promova capacitações e o desenvolvimento de habilidades em áreas como robótica, eletrônica e programação, beneficiando jovens e trabalhadores de Paranaguá e do Litoral.

O ambiente será totalmente gratuito para a comunidade e oferecerá estrutura completa para trabalho colaborativo. O local contará com computadores, mobiliário moderno, impressoras 3D, acesso à internet wi-fi e salas para capacitações em temas como inovação, criatividade, empreendedorismo e programação.

image
O local contará com computadores, mobiliário moderno, impressoras 3D, acesso à internet wi-fi e salas para capacitações em temas como inovação, criatividade, empreendedorismo e programação. Foto ilustrativa/Inova Paraná

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiza Fernando Garcia, o impacto do projeto será positivo para a região. “Nós temos dois reflexos com esse projeto: o primeiro é o de fortalecer um ambiente de inovação e, o segundo, é o acesso da comunidade aos nossos portos. Uma das determinações do governador, desde 2019, é que o Porto não olhe somente a logística, mas também a comunidade que nos abraça”, disse.

*Maisy Pires com informações das Assessorias

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *