Jogador de xadrez de Paranaguá conquista pódio nos Jogos da Juventude do Paraná


Por Redação Publicado 22/10/2024 às 14h13
WhatsApp Image 2024-10-21 at 15.53.33
Miguel Abner Neves Gomes (direita), de 14 anos, se destacou conquistando o 3º lugar. Foto: Divulgação

A equipe de enxadristas de Paranaguá participou dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), realizados entre os dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Campo Mourão. A delegação parnanguara, composta por oito atletas, competiu em três modalidades.

Miguel Abner Neves Gomes, de 14 anos, se destacou conquistando o 3º lugar no Tabuleiro 2, modalidade Relâmpago. Morador do bairro Palmital, o adolescente expressou sua felicidade ao representar Paranaguá. “Fiquei superfeliz em representar o município de Paranaguá, do qual tenho muito orgulho. A conquista do 3º lugar foi um grande feito, não só para mim, mas para todos nós. Cada torneio tem seu grau de dificuldade, e nós, enxadristas, sempre buscamos a melhor colocação. Eu me inspiro na frase: ‘Corra como se fosse ganhar o prêmio’. Independente do pódio, todos somos campeões”, disse em entrevista ao JB Litoral.

WhatsApp Image 2024-10-22 at 09.22.53
Miguel Abner (esquerda) e o técnico Osmani França Junior (direita). Foto: Divulgação

O adolescente, que pratica xadrez há dois anos, atribuiu sua conquista à dedicação nos treinamentos e ao apoio de seus treinadores. “Tenho me dedicado bastante, estudando livros sobre as partidas de Henrique Mecking e outros mestres, assistindo a vídeo aulas no YouTube e na Hotmart, que oferece diversos cursos, inclusive sobre xadrez. Também jogo online no chess.com. Com muito empenho, tento adquirir mais experiência e conhecimento para aplicar nas partidas. Sou grato aos meus treinadores Osmani e Isabela, e aos amigos que treinam comigo“, afirmou Miguel.

Agora, o jovem enxadrista se prepara para desafios maiores. “Acredito que essa conquista mostra que tenho potencial para alcançar novas vitórias em campeonatos futuros”, concluiu.

Evolução da delegação

Nesta edição dos JOJUPS, a delegação de Paranaguá apresentou uma evolução significativa, subindo da 22ª colocação em 2023 para o 8º lugar na classificação geral. Segundo a professora e treinadora Isabela Ribeiro Ferreira, esse progresso é fruto do esforço coletivo. “Esse avanço reflete não apenas a dedicação dos jogadores, mas também o comprometimento do técnico Osmani França Junior, que sempre foi muito atencioso e dedicado”, disse.

WhatsApp Image 2024-10-21 at 15.53.32
A delegação parnanguara, composta por oito atletas, competiu em 10 modalidades. Foto: Divulgação

Isabela, idealizadora da APEXPAR (Associação de Pais e Enxadristas de Paranaguá), acredita que com o apoio adequado, os enxadristas da cidade podem alcançar ainda mais. “Nossa esperança é que a nova gestão nos apoie, especialmente no aspecto financeiro, para que possamos participar de mais torneios. Nossos atletas têm a capacidade de representar Paranaguá em competições nacionais e internacionais, trazendo títulos e mostrando a força do xadrez na nossa cidade”, finalizou.

*Com informações de Maickon Chemure

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *