Outubro Rosa: PASA investe em saúde e integração com palestra e testes de saúde


Por Luiza Rampelotti com informações de Maisy Pires Publicado 26/10/2024 às 14h27
Foto 2
A programação buscou unir informação, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Foto: Maickon Chemure/JB Litoral

A PASA – Paraná Operações Portuárias S/A realizou mais um evento em apoio à campanha Outubro Rosa, reforçando o compromisso anual da empresa com a conscientização e prevenção do câncer de mama. Realizado na última quinta-feira (24), a ação reuniu cerca de 45 colaboradoras, que participaram de uma palestra sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e de um momento de integração com coffee break, em uma programação que buscou unir informação, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.

Para Simone de Fátima dos Santos, enfermeira do Trabalho da PASA, as ações realizadas em outubro refletem uma preocupação permanente da empresa em estimular o autocuidado entre as colaboradoras, abordando o câncer de mama de forma direta e esclarecedora. “Trouxemos essa palestra para alertar sobre a prevenção e discutir os novos casos que surgem, com o objetivo de promover o cuidado constante com a saúde e a conscientização”, afirmou Simone ao JB Litoral.

Foto 3
Para Simone de Fátima dos Santos, enfermeira do Trabalho da PASA, as ações realizadas em outubro refletem uma preocupação permanente da empresa em estimular o autocuidado entre as colaboradoras. Foto: Maickon Chemure/JB Litoral

Durante o evento, as participantes também tiveram acesso a uma série de exames rápidos, que ajudam a monitorar indicadores de saúde essenciais, como colesterol, triglicerídeos, sífilis, tuberculose e hepatites. Outro exame realizado foi o teste de antígeno prostático específico (PSA) que, apesar de mais conhecido para diagnóstico em homens, também serve para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama ou lesões benignas. “A coleta do PSA foi totalmente gratuita, feita por meio de uma amostra de sangue via punção capilar, o que a torna prática e rápida, como os testes de Covid. Essa simplicidade é um incentivo para que mais mulheres realizem o monitoramento de sua saúde”, destacou Simone.

Integração e conscientização

Além do cuidado preventivo, o evento promoveu um ambiente de troca e integração entre as colaboradoras, segundo Jocimara Figueira, supervisora de RH da PASA. “Além das atividades informativas, o coffee break permitiu que as participantes tivessem um momento para conversar, trocar experiências e se conhecerem melhor. Esse ambiente mais intimista e acolhedor é importante para fortalecer o vínculo e o apoio entre as colaboradoras, para que saibam que têm a quem recorrer e onde buscar informações de saúde sempre que precisarem”, explicou.

Foto 4
Jocimara Figueira, supervisora de RH da PASA, ressalta que a empresa adota uma postura ativa e preventiva quanto à saúde dos colaboradores, promovendo ações voltadas ao autocuidado. Foto: Maickon Chemure/JB Litoral

Com um histórico de iniciativas de conscientização, Jocimara ressalta que a PASA adota uma postura ativa e preventiva quanto à saúde dos colaboradores, promovendo ações voltadas ao autocuidado. “A empresa valoriza a saúde de seus colaboradores e entende a importância do autocuidado. Em meio à rotina intensa que tantas mulheres enfrentam, muitas vezes divididas entre múltiplas jornadas, é essencial que encontremos tempo para cuidar de nós mesmas. Quando a empresa promove esse tipo de iniciativa no ambiente de trabalho, fica mais fácil incorporar o autocuidado ao nosso dia a dia”, comentou.

Para a PASA, o Outubro Rosa é mais do que uma campanha, mas um pilar para reforçar a cultura do cuidado com a saúde feminina. “Prevenir é sempre mais eficaz do que tratar doenças. Por isso, a PASA investe em ações preventivas que não apenas instruem, mas que criam oportunidades de convivência e troca entre as colaboradoras, fortalecendo a saúde emocional e física de todas”, complementou Simone.

Próxima parada: Novembro Azul

Com um olhar inclusivo para a saúde de todos os colaboradores, a empresa já planeja para novembro um evento focado no Novembro Azul, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. A ideia é promover uma série de ações educativas que ampliem o conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a saúde masculina. “O nosso compromisso é com o bem-estar de todos os nossos colaboradores, de forma inclusiva, e por isso buscamos oferecer acesso à informação e ações práticas de autocuidado, garantindo que todos tenham a oportunidade de refletir sobre sua saúde”, concluiu Jocimara.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *