Gaturamo-verdadeiro é eleito como ave símbolo de Antonina


Por Thais Skodowski Publicado 07/11/2024 às 15h40
Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea).
Gaturamo-verdadeiro recebeu 28% dos votos. Gaturamo-verdadeiro recebeu 28% dos votos. Foto: Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea).

Antonina completou 227 anos de emancipação política na quarta-feira (6) e, entre as ações para celebrar a data, a Prefeitura lançou uma votação para escolher a ave símbolo da cidade litorânea. O pássaro escolhido foi o gaturamo-verdadeiro, com 462 votos, 28% do total.

Entre os concorrentes estavam o beija-flor-de-fronte-violeta, a garça azul, o pica-pau-rei, o tangará e o gaturamo-verdadeiro.

Ave também é conhecida como bonito-lindo

Os machos da espécie são coloridos de preto brilhante com reflexos de azul no dorso, enquanto a parte inferior é de um amarelo vivo. Na cauda, as penas externas têm manchas brancas e, no topo da cabeça, sobre o bico, há uma mancha amarela.  As fêmeas e as aves imaturas têm cor olivácea-escura com a parte inferior mais clara. 

Também chamado de bonito-lindo, o gaturamo-verdadeiro tem um canto rápido e persistente e é reconhecido pela habilidade de imitar outras aves. 

Tradicional Desfile Cívico

O tradicional Desfile Cívico emocionou quem compareceu na manhã de quarta-feira (6), na Avenida Carlos Gomes da Costa, no Centro da cidade. A prefeita eleita Rozane Osaki (PSD) se emocionou com a passagem de alunos de escolas municipais, estaduais, da educação especial, além de representantes de diversas instituições da cidade, Corpo de Bombeiros, Grupo de Cavalgada e da Filarmônica Antoninense.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *