Carreta da Inovação encerra atividades no Litoral com mais de 3 mil visitantes


Por Maisy Pires com informações da AEN Publicado 19/02/2025 às 17h27

A Carreta da Inovação encerra nesta semana sua passagem pelo Verão Maior Paraná no Litoral, após receber mais de 3 mil visitantes e oferecer diversas atividades voltadas à cultura, inovação, ciência e tecnologia. O caminhão tecnológico permanece em Paranaguá, em frente ao Aquário Marinho, com atendimento na quinta (20) e sexta-feira (21) das 8h às 12h e das 15h às 19h, e no sábado (22) até o meio-dia.

Desde sua chegada ao Litoral em 17 de janeiro, a unidade itinerante percorreu Paranaguá, Morretes e Antonina, levando conhecimento e oportunidades para a população. A estrutura inclui uma sala de aula equipada com mobiliário, internet via satélite Starlink, televisores, computadores e equipamentos para oficinas, workshops e treinamentos em robótica, inteligência artificial e transformação digital.

CARRETA DA INOVACAO – FOTO SEI PR
Carreta da Inovação ficará em Paranaguá até domingo (23). (Foto: SEI-PR).

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária, a Celepar, o Senai, o Sesc, o Senac e a Unicentro.

Inovação e conhecimento para todos

Na manhã desta quarta-feira (19), em Paranaguá, durante o evento de encerramento, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a relevância da Carreta da Inovação no Verão Maior Paraná. “O objetivo é popularizar a ciência e atrair jovens para a carreira científica. O conhecimento gera desenvolvimento econômico e social, impulsionando a geração de empregos e renda. Ao levar a carreta para Paranaguá, Morretes e Antonina, conseguimos aproximar a ciência da sociedade e torná-la mais acessível”, afirmou Bona.

CARRETA DA INOVAÇÃO
A cerimônia de encerramento aconteceu nesta quarta (19). (Foto: JB Litoral).

O Secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, agradeceu a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para viabilizar o projeto. “Estamos levando a inovação para todos os municípios do Paraná, não apenas para as grandes cidades. A Carreta da Inovação é um instrumento fundamental para disseminar conhecimento e incentivar a busca por tecnologia e inovação”, destacou Canziani.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos), também destacou a relevância da iniciativa. “A Carreta da Inovação trouxe serviços que antes não tínhamos acesso aqui. Esse projeto beneficia não apenas os jovens, mas toda a comunidade, proporcionando aprendizado e qualificação profissional”, disse.

ENCERRAMENTO CARRETA DA INOVAÇÃO
O evento contou com a presença de autoridades estaduais e locais. (Foto: JB Litoral).

Já o prefeito de Morretes, Júnior Brindarolli (PSD), lembrou a importância da inovação para o desenvolvimento do Litoral. “Temos muitos talentos e profissionais capacitados no Litoral, e a Carreta da Inovação veio justamente para incentivar esse potencial, despertando novas oportunidades para nosso povo caiçara”, afirmou.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Adalberto Araújo (Republicanos), enfatizou que a presença de autoridades estaduais no município abre caminhos para novos investimentos. “Recebemos com alegria essa sintonia entre as esferas de governo, pois tudo isso beneficia diretamente a população. No caso específico da Carreta da Inovação, ela trouxe serviços, qualificação profissional e até mesmo entretenimento para a comunidade, atendendo desde os jovens até a melhor idade. A presença de grandes autoridades estaduais aqui reforça o prestígio de Paranaguá, e esperamos que esse reconhecimento se traduza em mais investimentos para nossa cidade”.

Veja a programação em Paranaguá até sábado:

Quinta-feira (20) – das 8h às 12h e das 15h às 19h

  •  Apresentação das atividades de apoio ao empreendedorismo e inovação 
  •  Divulgação e pré-inscrição para cursos do programa empreende mais
  •  Atividades de conscientização ambiental e apresentação de atividades de prototipagem
  •  Tecnologia social: case eco pontal com elaboração de vasos com fibra de coco verde
  •  Oficina de enfermagem

Sexta-feira (21) – das 8h às 12h e das 15h às 19h

  •  Xadrez gigante, mini cesta de basquete, oficina de robótica, oficina de pintura de rosto, cama elástica e plantão Sesc para informações de projetos, atividades e cursos
  •  Apresentação das atividades de apoio ao empreendedorismo e inovação
  •  Divulgação e pré-inscrição para cursos do programa empreende mais
  •  Atividades de conscientização ambiental e apresentação de atividades de prototipagem
  •  Tecnologia social: case eco pontal com elaboração de vasos com fibra de coco verde 
  •  Centro de documentação histórica itinerante

Sábado (22) – até meio-dia

  •  Apresentação das atividades de apoio ao empreendedorismo e inovação
  •  Divulgação e pré-inscrição para cursos do programa empreende mais
  •  Atividades de conscientização ambiental e apresentação de atividades de prototipagem
  •  Brinquedoteca na praça


Sobre

Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, com pós-graduação em Comunicação e Oratória, atua há mais de 10 anos na área, com experiência em portais, televisão, rádio e assessoria de imprensa. Atualmente, é editora-chefe do JB Litoral, onde lidera a produção de conteúdo com foco em informação de qualidade e responsabilidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *