Território turístico é oficializado no Litoral do Paraná com promessa de desenvolvimento da região
Evento marcou a criação do Território Litoral do Paraná pelo Governo do Estado e Adetur Litoral
Na tarde do último dia 27 foi implantado, oficialmente pelo Governo do Estado e Adetur Litoral, o Território Litoral do Paraná em evento no Theatro Municipal de Antonina. Esta é uma estratégia para impulsionar o turismo e explorar o potencial de cada município da região durante todo o ano.
O secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, afirmou que o Estado tem 18 Territórios e o objetivo da criação é consolidar a região turística. Segundo ele, o Litoral é diferenciado pela questão dos atrativos naturais e pela quantidade de investimento em infraestrutura.
“Quando determinamos o território, fazemos o diagnóstico. Para saber o que é preciso ser feito para que o turismo possa atender os turistas paranaenses, brasileiros e os internacionais. Esse ano, por exemplo, criamos o circuito da gastronomia, porque temos muitos atrativos. Temos turismo o ano inteiro aqui”, declarou Paranhos. Ele ainda parabenizou a gestão do município de Antonina pela promoção de eventos durante todo o ano.
O presidente da Adetur Litoral, Rafael Folmann, considerou as obras em execução na região, que permitem avançar na área do turismo e disse que há a intenção de promover mais eventos, a exemplo do Morretes Blues Festival e do Marumbi Festival, que atraíram o público.
“As festas municipais estão se tornando um grande atrativo. Estamos tentando ajudar para que o município seja um facilitador da economia local. Vamos ampliar o escopo da Adetur, inclusive com o Paraná Projetos, onde teremos a possibilidade de ajudar os municípios no desenvolvimento, inclusive, da infraestrutura”, disse Rafael.
Paranaguá – A gerente de Fomento e Incentivo ao Turismo, Emilye Baechtold, da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Paranaguá, destacou os potenciais da cidade e a relevância da integração proposta pela iniciativa.
“Agradeço à Setu (Secretaria do Turismo do Paraná) pela participação e pela oportunidade de Paranaguá estar inserida nesse processo. Nosso município é um dos polos turísticos do Paraná e segue em evidência com a Ilha do Mel e o Centro Histórico, que recentemente foi apontado em pesquisa como um dos atrativos mais visitados da região”, frisou Emilye.
Morretes – O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), declarou que a diversidade do Litoral permite que o turista passe mais tempo na região. “A Adetur é o elo entre todos os municípios. O Litoral do Paraná tem praias, mas Morretes tem a questão do turismo de aventura, a gastronomia, que mesmo no inverno atrai muita gente”, afirmou Brindarolli.
Pontal do Paraná – A vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini (MDB), disse que o município tem recebido melhorias na infraestrutura e, com isso, a expectativa é que isso reflita na movimentação turística.
“Transformar o Litoral em um Território ajuda a valorizar os nossos municípios e a trazer a nossa identidade, cultura e história. O final de semana é diferente em Pontal, além de trazer as famílias nos eventos de esporte e natureza, também movimenta o comércio local e a economia”, destacou Patrícia.
Antonina – O secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Antonina, Thiago Afonso de Souza, acredita que é necessária a união das cidades para o fortalecimento das ações e promoção do destino.
“Já fizemos 11 eventos esse ano em Antonina, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado. A prefeita Rozane tem feito um trabalho espetacular de articulação e isso é importante para a gente conseguir os recursos. É esse trabalho que a gente precisa, essa união e parcerias para o recurso chegar aos municípios e aos comerciantes”, considerou Thiago.
Guaratuba – “O turista na nossa região vai poder aproveitar cada localidade, suas peculiaridades, características e valores. Recebemos o projeto da ampliação do nosso aeroporto, fundamental para que a região tenha investimentos, pessoas e empresas vindo”, disse o prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense (PODE). Ele ressaltou que o município é privilegiado com a construção da ponte e outros investimentos como a engorda da praia. No entanto, é preciso pensar no Litoral como um todo.
Matinhos – A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Kássia Novochadlo, acredita que o Território une os municípios para discutir o turismo e poder implementar mais ações que divulguem a região. “Precisamos trabalhar o Território como o produto turístico que nós vendemos. A discussão já começa a partir da Operação Verão, o Verão Maior Paraná”, afirmou Kássia.
Organização do turismo
A criação desses Territórios, segundo o Governo do Estado, propõe a organização de roteiros, apoio a eventos, capacitação de agentes locais e incentivo a parcerias público-privadas.
De acordo com o Governo do Estado, os eixos da iniciativa visam a valorização da identidade local, o desenvolvimento econômico, diversificação da oferta turística, preservação do patrimônio, promoção do turismo sustentável, o turismo como indústria de empregos e renda para as comunidades locais, e a qualidade de vida dos moradores.
No Paraná, a implantação dos Territórios foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”. O que torna possível a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.


















