Casamento coletivo fortalece cidadania e oficializa união de 29 casais em Antonina


Por Gabriela Perecin Publicado 15/06/2026 às 17h26

Depois do casamento coletivo que reuniu participantes de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, na quinta-feira (11), Antonina oficializou a união de 29 casais no Dia dos Namorados, na sexta-feira (12), em evento no Theatro Municipal.

A cerimônia gratuita integra as atividades do programa Justiça no Bairro, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em parceria com o Sesc Paraná, com o objetivo de ampliar o acesso à cidadania e à regularização civil da população.

Em Antonina, a iniciativa ocorreu em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. A juíza Emanuela Costa Almeida Bueno, magistrada titular e diretora do Fórum de Antonina, foi a responsável pela formalização legal dos matrimônios.

foto 3 pref antonina1 magistrada
A juíza em Antonina, Emanuela Bueno, formalizou os casamentos. Foto: Prefeitura de Antonina

“O casamento coletivo representa a garantia de direitos e o fortalecimento da cidadania. É uma iniciativa que possibilita aos casais formalizarem sua união de forma acessível, conferindo segurança jurídica e reconhecimento legal às famílias constituídas”, disse.

Além de familiares, convidados e representantes do TJPR, a prefeita de Antonina, Rozane Osaki (PSD), prestigiou a solenidade junto com a secretária municipal de Assistência Social, Caroline Parodi.

foto 2 rozane osaki foto pref antonina
A prefeita de Antonina, Rozane Osaki, participou das ações junto com as equipes da Prefeitura e do TJPR. Foto: Prefeitura de Antonina

“Hoje celebramos não apenas a união de 29 casais, mas também a importância da família e dos laços construídos com amor, respeito e compromisso. É uma satisfação para o município participar de um momento tão significativo na vida dessas pessoas”, destacou a prefeita.

Justiça no Bairro

O casamento foi um dos eventos do programa Justiça no Bairro, que também ofereceu atendimentos no Colégio Estadual Professora Maria Arminda, nos dias 11 e 12. A população teve acesso a atendimentos jurídicos, emissão de documentos, serviços relacionados a conciliação e mediação, aproximando os serviços públicos da comunidade.

No dia 12, também foram ofertados atendimentos jurídicos, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, retificação/alteração de registro de nascimento ou casamento e exame de DNA gratuito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *