Cidades do litoral fazem barreira sanitária; “menos pessoas, menor taxa de Covid-19”


Por Marinna Prota Publicado 01/06/2021 às 23h18 Atualizado 16/02/2024 às 04h05

Por Marinna Protasiewytch

Recomeça nesta quarta-feira (2) a realização de barreiras sanitárias nos municípios do litoral paranaense. As Prefeituras de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, confirmaram a restrição nas entradas para evitar o grande fluxo de turistas e segurar o avanço da nova de Covid-19 na região. Morretes e Antonina devem continuar com a barreira em conjunto e a cidade do rio Nhundiaquara tem exigido um pré cadastro de turistas pelo site para a liberação de visitantes.

Durante o fim de semana, apenas quatro das sete cidades fizeram o controle de acesso: Paranaguá, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina, no entanto, a expectativa é de que o movimento tenha um grande aumento neste feriado e por isso as barreiras serão ampliadas também para Matinhos e Guaratuba.

Pontos com barreiras

  • Paranaguá: BR 277, entre os km 11 e 12
  • Guaratuba: PR-412, Rodovia Máximo Jamur, no posto da Policia Rodoviária, e PR-412, no km 39.
  • Morretes e Antonina: PR-411, Estrada da Graciosa, no km 7, e PR-408 km 9.
  • Pontal do Paraná: PR-407, km 16,5

Restrições impostas

Os municípios irão restringir a circulação de pessoas que não comprovem vínculo com as cidades do litoral. Saiba quais as regras para entrar nos municípios:

  • Veículos emplacados no município e veículos emplacados em qualquer cidade do Litoral, desde que esteja apenas de passagem pela cidade.
  • Pessoa com residência na cidade mediante a apresentação dos seguintes documentos em seu nome ou de conjugue: certidão de casamento, ou identidade do filho comum: Fatura de água, luz, telefone, internet, IPTU, matrícula de imóvel. (Em Guaratuba também será aceito título de eleitor e documento do veículo registrado na cidade)
  • Comprovação de vínculo de trabalho no município com Carteira de Trabalho assinada, Ordem de serviço, Chamado para atenção de ocorrências.
  • Em Morretes, a condição para a liberação de turistas é o pré cadastro através do site www.morretesdestinocerto.com.br.