Juninho Pitbull e o pai, Robert, tocam projeto social de lutas: “amamos ensinar”
Um gesto nobre e que mostra o poder de transformação do esporte. Em Paranaguá, crianças da Vila Santa Maria (no antigo Lixão) ganharam uma dupla boa de briga. Robert Figueira, e Robert Figueira Junior, conhecido como Juninho Pitbull são apaixonados pelo Jiu-Jitsu e por conta desta modalidade resolveram criar um projeto social. Mesmo com a pandemia, o lutador pentacampeão e seu pai não desistiram e mantém o trabalho funcionando mesmo com tantas adversidades.
Atualmente o projeto conta com aproximadamente 50 crianças, que recebem aulas da arte marcial todas as terças e quintas, no espaço da Associação Casa Missionária (ACM), na Vila Santa Maria, as crianças, que vivem em situação de vulnerabilidade recebem além do treinamento, alimentação no local.
“Amamos ensinar. Nós sempre quisemos fazer um projeto para poder dar aula para essas crianças que não tem condições de pagar uma academia. Então oferecemos nossos serviços na ACM e de lá para cá já estamos quase um ano e meio com as aulas”, contou Robert Figueira, pai de Juninho Pitbull.
Tanto ele quanto o filho ministram as aulas por lá. O jovem atleta, ainda se divide com a rotina de treinos, onde se prepara para as disputas dos campeonatos nacionais e internacionais. A última conquista foi ainda em 2020, quando Juninho venceu o Mundial de jiu-jitsu de Imbituba, em Santa Catarina. Pentacampeão mundial, o lutador da exemplo dentro e fora tatame.
“Juninho ė bolsista do programa “bolsa atleta” e pentacampeão mundial, além de ser o atual campeão mundial do cinturão nos Estados Unidos. Muitas crianças acompanham ele, pela TV e pelas matérias, porque ele desde novinho aparece na mídia. Além de aprender, eles também se sentem motivados a participar por causa do Juninho. E quando ministramos as aulas, sempre pensamos que mesmo que as crianças não sigam o exemplo de Juninho nas competições, a luta ajuda no desenvolvimento do caráter e da educação”, revelou Robert.
O projeto
Auxiliado por pessoas que apoiam o esporte, o projeto de ensinamento do jiu-jitsu é trabalhado com doações. Cestas básicas são doadas sempre que possível, já os materiais também contam com o apoio da prefeitura. Nesta quinta-feira (17), as crianças do projeto receberam kimonos novos, que chegaram até elas através do Projeto Esporte + Educação, da Secretaria de Esportes de Paranaguá.
O secretário de Esportes da cidade, Helton Ambrosio destacou a importância do apoio às crianças do bairro e parabenizou Juninho Pitbull pela realização. “Depois que conversei com os alunos presentes, fiz a entrega do material e naquele momento tive a melhor sensação do mundo, que é a de ver a felicidade de uma criança. Foi de encher os olhos! Sabemos que é muito importante trabalhar questões sociais com toda a população e Juninho tem feito isso muito bem, por isso aproveito a oportunidade para agradecê-lo pelo ótimo trabalho”, discursou.