Paranaguá Saneamento orienta a identificar vazamentos residenciais


Por Redação Publicado 29/06/2021 às 14h56 Atualizado 16/02/2024 às 06h29

Você sabia que muitas pessoas acreditam que vazamentos só acontecem quando estoura um cano e a água começa a verter por todos os lugares? Pensando em desmistificar essa situação a Paranaguá Saneamento orienta a identificar os vazamentos menores, que são muito mais comuns e quase imperceptíveis no dia a dia.

Os vazamentos acontecem com frequência e podem ocorrer, por exemplo, no vaso sanitário, em torneiras antigas, tubulações com pequenas fissuras e outros locais pouco visíveis.

Vaso sanitário: se você suspeitar que seu sanitário está com vazamentos, coloque sabão em pó nas paredes internas e observe. Se o pó umedecer, é sinal de que existe um vazamento no local. Se o seu sanitário possui caixa acoplada é possível escutar o barulho da caixa enchendo constantemente, o que também é sinal de vazamento;

Torneiras: Caso o vazamento seja externo, é mais fácil verificar se existe o gotejamento apenas colocando um copo abaixo da torneira. É possível que o problema esteja entre a torneira e a parede. Nesse caso, seque toda a pia e coloque um papel toalha enrolado na junção entre a peça e a tubulação da parede e, passado um certo tempo, verifique se o papel permanece seco;

Tubulações: esse é um dos vazamentos mais difíceis de identificar. Em caso de vazamentos maiores e prolongados, você poderá observar o descolamento de cerâmicas ou o aparecimento de manchas de umidade.

Quando o vazamento ocorre dentro das residências, o proprietário precisa identificar a origem e realizar o reparo, evitando o aumento do consumo e a perda de água. “É importante ter atenção ao consumo mensal e entrar em contato com nossa central de atendimento sempre que identificar um aumento fora do comum, mesmo quando os hábitos de consumo da casa não sofreram alterações”, explica o Diretor Geral da Paranaguá Saneamento, João Roberto Rocha Moraes.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Devemos estar sempre atentos para identificar eventuais vazamentos e consumir este bem de forma consciente durante o ano todo. Utilizar a água de forma sustentável é dever de todo cidadão.