Guaraqueçaba está sem mortes por Covid-19 há 24 dias: “início do fim da pandemia”


Por Marinna Prota Publicado 06/07/2021 às 12h14 Atualizado 16/02/2024 às 06h59

Com a aceleração da vacinação nos municípios do litoral paranaense, o JB Litoral mostrou na última edição impressa que a cidade de Guaraqueçaba foi a primeira a atingir a imunização de pessoas com 18 anos ou mais. Agora, o município atingiu 88,9% da cobertura vacinal, ao menos com a 1ª dose. O reflexo disso está na redução do número de casos e mortes. Em julho, nenhuma pessoa morreu de Covid-19 por lá.

Segundo o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde, a cidade “hoje vive um cenário diferente. Com a chegada das vacinas há alguns meses e a rápida aplicação nas comunidades tivemos uma redução drástica nos casos ativos e casos graves, em todo município. Em comparação a meses passados chegamos a quase a zero. Podemos afirmar que a pandemia (aumento simultâneo de casos) em nosso município está no inicio de seu fim. Vemos nossas comunidades voltarem a normalidade”.

Segundo os últimos boletins informativos sobre a presença do novo coronavírus na cidade, a última morte por Covid-19 em Guaraqueçaba ocorreu no dia 12 de junho, quando Paulo Afonso Teodoro Dias, ex-vereador da cidade, que faleceu aos 48 anos após contrair a doença.

A prefeitura informou que ainda restam nove casos ativos da doença no município e que ele estão sendo acompanhados, mas já estão em fase final de recuperação. Neste mês, nenhum novo caso foi registrado. “Nós continuamos orientando nossa população sobre os cuidados com o vírus, a vacinação continua e nos próximos dias 100% da população adulta estará imunizada”, afirmou o secretário de Saúde.