Fim do maio amarelo: instrutor fala sobre a importância da consciência no trânsito durante todo o ano


Por Redação Publicado 31/05/2023 às 11h20 Atualizado 18/02/2024 às 12h42
ronal auto escola

Embora o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, tenha chegado ao fim, a responsabilidade de garantir um ambiente seguro nas vias continua sendo uma prioridade. Para falar sobre a importância da consciência no trânsito, o JB Litoral entrevistou o instrutor e youtuber Ronald Scremin, que possui quase 16 anos de experiência na área.

De acordo com Ronald, a qualificação na autoescola não se limita a apenas ensinar os alunos a passarem na prova de direção, mas, sim, preparar os futuros condutores para enfrentarem os desafios do trânsito e evitarem danos físicos, tanto para si mesmos quanto para os outros.

Respeitar a legislação de trânsito é fundamental para garantir a segurança nas vias e existem diversas normas pouco conhecidas que podem fazer a diferença, como a proibição do transporte de crianças de 10 anos em motocicletas e a exigência de autorização para conduzir bicicletas elétricas. Ao negligenciar essas regras, os motoristas colocam em risco a vida de todos ao seu redor“, afirma.

O instrutor conta que é crucial adotar medidas de segurança, como o uso adequado dos dispositivos de proteção e o uso de cadeirinhas para crianças e cintos de segurança para adultos, instrumentos essenciais para evitar lesões graves em caso de acidentes.

Uma pessoa que pesa 60kg sem cinto de segurança a 80km/h num acidente ela chega a pesar duas toneladas e 100kg. Com esse peso, ela pode acabar esmagando quem está no banco da frente ou pode ser projetada para fora do veículo. São esses casos que mostram que a função do cinto não é evitar o acidente, mas evitar mortes“, destaca o instrutor.

Informar para conscientizar


A conscientização no trânsito vai além das leis e regulamentos. Manter a manutenção adequada dos veículos, evitar dirigir sob efeito de álcool ou drogas, respeitar os limites de velocidade e estar atento aos demais usuários das vias são atitudes que contribuem para a segurança dos usuários das vias.

Dados recentes mostram que em Paranaguá, assim como em todo o Brasil, os acidentes com mortos e feridos nas estradas são uma constante. Somente em 2022, foram registrados 719, resultando em 8 óbitos e 163 feridos. As principais ocorrências foram abalroamento lateral, colisão traseira e abalroamento transversal. Muitos desses acidentes ocorrem em vias extensas, como a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, Avenida Ayrton Senna e Avenida Roque Vernalha.

Para manter os condutores atualizados sobre a legislação de trânsito, Ronald possui um canal no YouTube chamado Prof. Ronald Scremin, onde o instrutor fala sobre a legislação, as disciplinas e pontos abordados na prova teórica para emissão da carteira e os riscos da negligência no trânsito.

Estamos chegando ao fim do Maio Amarelo, mas essa conscientização precisa acontecer nos 365 dias do ano. No Brasil, a cada uma hora, 15 pessoas morrem por negligência, imprudência e imperícia no trânsito. Há pessoas que subestimam o impacto do álcool, bebem e dirigem depois do expediente de trabalho, mas muitas delas acabam não voltando para casa. Lembrem-se, sempre tem alguém te esperando em casa. Respeite as leis do trânsito“, reitera o instrutor.

  • Ronaldo Scremim
  • Ronald scremim
  • auto escola
  • autoescola