Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral

por Maisy Pires
01/02/2021 16:06 (Última atualização: 01/02/2021)

Profissionais comemoram o dia do Engenheiro Ambiental (Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

Em comemoração ao dia do Engenheiro Ambiental, 31 de janeiro, a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) realizou, no sábado (30), o plantio de árvores nativas em cidades do litoral.

Em Paranaguá, a ação aconteceu no Aeroparque, onde foram plantadas cerca de 50 mudas. “Estou super feliz porque Associação está com um trabalho mais forte aqui no litoral. Hoje trouxemos cerca de 50 mudas, de cinco espécies diferentes, nativas do litoral. Contamos com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), o pessoal do curso de engenharia ambiental e sanitária da Universidade Federal também está nos ajudando”, disse a engenheira ambiental e representante da associação no litoral, Mariana Druszcz, ao JB Litoral.

Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral 2
Mariana é representante da APEAM no litoral (Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral)

Ação pelo litoral

“Em Pontal do Paraná, também no dia 31, foram plantadas 15 mudas, na antiga sede da Associação dos Moradores e Proprietários dos Balneários de Santa Terezinha e Itapoá (Amosi), onde agora será a Secretaria de Esportes e Cultura. Contamos com a presença da vice prefeita Patrícia Millo Marcomini, professora Patrícia (MDB), Secretaria de Meio Ambiente e Esportes”, contou Mariana. Além disso, a Praça Central de Guaratuba também recebeu algumas mudas.

“Nos três municípios os plantios foram realizados em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente. As mudas foram obtidas pela parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e apoio logístico do Centro de Estudos do Mar (CEM). Estamos tentando um plantio em Matinhos, mas não conseguimos fechar uma data e o local com a Secretaria de Meio Ambiente”.

  • Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral 3
  • Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral 4
  • Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral 5
  • Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral 6
  • Associação dos Engenheiros Ambientais realiza plantio de árvores nativas do litoral 7

Engenheiro Ambiental

Mariana destacou também a importância do profissional para a região. “Nós trabalhamos com a problemática ambiental, ou seja, buscamos soluções para os impactos causados pelo homem sobre o meio ambiente”.

Segundo ela, atualmente, são mais de 400 engenheiros cadastrados na associação. “Hoje nós temos mais de 400 pessoas cadastradas junto a associação, entre profissionais formados e estudantes. Além disso, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR – são mais de 1.700 profissionais habilitados para exercer a profissão aqui no Paraná”.

A engenheira explicou que a APEAM tem como objetivo fortalecer a profissão. “O objetivo principal é fortalecer e divulgar a profissão de engenharia ambiental. Então, a gente faz a divulgação do trabalho do engenheiro ambiental, seja em eventos ou também apoiando instituições que queiram, de alguma forma, fazer algum projeto na linha ambiental. Promovemos cursos, workshops e encontros técnicos”.

Acompanhe o trabalho da APEAM nas redes sociais: @apeam_pr

Curso em Pontal do Paraná

Quem tem interesse em ingressar na área, é possível cursar Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal do Paraná, campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM). “O engenheiro desempenha a função técnica nas áreas de planejamento e projetos de saneamento, drenagem urbana, abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de resíduos sólidos. Pessoas que vivem aqui, conhecem bem o litoral, ao atuarem nessas áreas poderão melhorar as condições de saneamento da região”, destacou o coordenador do curso, Fernando Armani.

Mais informações sobre o curso podem ser conferidas no site da UFPR http://www.cem.ufpr.br/portal/ambientalsanitaria/

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments