3ª Feira Mulheres em Ação acontece na sexta-feira (10), em Pontal do Paraná


Por Redação Publicado 10/03/2023 às 14h52 Atualizado 18/02/2024 às 06h27
Evento incentiva os negócios das mulheres empreendedoras das regiões vulneráveis de Pontal.

Promovida pelo Coletivo de Mulheres dos Jardins Jacarandá, Chácara São Pedro e Canadá, com apoio da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Pontal (Ampec), do Pet Shop AREC e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Famfepa), a 3ª Feira Mulheres em Ação acontece entre a próxima sexta-feira (10) e sábado (11), na praça do Centro Municipal de Educação Infantil Peixinho Sapeca, na Avenida Copacabana, nº 757, em Pontal do Paraná.

Com o objetivo de incentivar os negócios das mulheres empreendedoras das regiões vulneráveis de Pontal, a feira ofertará produtos artesanais com material reciclado, floricultura, perfumaria e maquiagem, alimentação e confecção, além do sorteio de brindes e espaço de exposição para fotos dos visitantes que participarem da área da beleza.

As feiras anteriores tiveram um bom resultado, tanto financeiro quanto na autoestima das mulheres. A expectativa é grande, especialmente agora que as pessoas da região já estão sabendo que teremos feiras todo segundo fim de semana de cada mês”, conta a diarista Vanda Pitetrobelli, uma das líderes do coletivo.

O evento, aberto para toda família, é organizado pelo coletivo Mulheres em Ação, que surgiu após as primeiras integrantes participarem do Encontro de Empreendedorismo Feminino de Pontal do Paraná, organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas.

Para concretizar a feira das Mulheres em Ação, a Prefeitura de Pontal do Paraná auxilia o grupo ao ceder o espaço e ajudar na divulgação, mas não pode contribuir financeiramente, já que se trata de um coletivo.

A Prefeitura passou a acompanhá-las através do Empodera. Queremos muito que elas montem uma associação. Com isso, elas podem conseguir captar recursos que ajudarão no desenvolvimento do grupo, mas o coletivo ainda está em uma fase inicial. Já fizeram a primeira, a segunda feira e,  agora, segue crescendo cada vez mais”, diz Deti Laciuk, responsável pela Assessoria de Associações, Conselhos e Assuntos Comunitários.

Sobre o Coletivo


Nosso grupo foi criado para divulgar os trabalhos das meninas da nossa região, tendo em vista as dificuldades delas de não conseguirem trabalhar com carteira assinada por diversos motivos; como problemas de saúde próprio ou dos filhos pequenos. Inclusive, a maior parte do grupo é formada por mães-solo”, explica Vanda.

Com o passar do tempo, o grupo de apenas cinco amigas alcançou a marca de 76 integrantes, que passaram a legalizar suas atividades através do MEI e a contar com apoio de parceiros como a Ampec e a Prefeitura de Pontal.

Nosso grupo tem mulheres de várias áreas de trabalho, desde artesãs a ubers. Acredito que essa iniciativa e o apoio que estamos recebendo é essencial para que todas alcancem a independência financeira. Agora que estamos com um ponto fixo na Av. Copacabana, o impacto da feira nas nossas vidas será ainda maior”, conclui a líder.