3º Encontro de Motos em Antonina celebra os 100 anos da primeira viagem de motocicleta no Brasil
No próximo fim de semana, sábado (26) e domingo (27), os amantes das duas rodas terão um motivo imperdível para se reunirem em Antonina, na Avenida Carlos Gomes da Costa: o 3º Encontro de Motos está chegando para celebrar não apenas a paixão pelas motocicletas, mas também um marco histórico, que é os 100 anos da primeira viagem de motocicleta do Brasil, de Ponta Grossa a Antonina.
O evento, organizado pelo Movimento Viva + Antonina, em parceria com a Prefeitura, promete ser memorável, reunindo apaixonados, curiosos, moradores e turistas para um final de semana repleto de diversão, adrenalina e cultura. E o melhor de tudo: contribuindo para uma boa causa. A entrada no encontro requer apenas a doação de 1 kg de alimento, uma oportunidade única de se divertir e fazer o bem simultaneamente.
100 anos da primeira viagem de moto do Brasil
Segundo os organizadores do evento, no dia 20 de agosto de 1923, Ricardo Wagner e Afonso Lange saíram de Ponta Grossa, onde moravam, com uma Harley-Davidson 16-F Twin 1916, e uma Indian 1919, com destino a Antonina. A viagem de pouco mais de 400 quilômetros – ida e volta – teria sido o primeiro passeio de mototurismo da América do Sul.
“Naquela época, a viagem era um grande desafio, principalmente por cruzar a Serra do Mar. No percurso, eles atravessaram rios e enfrentaram buracos, tempestades e até acidente de trem”, conta um dos organizadores, Enzo Nicastro.
A data será comemorada com um evento que vai durar três dias: o Rota 01 de Mototurismo do Paraná, que começa na sexta-feira (25), em Ponta Grossa, continua com o passeio que termina no domingo (27), no 3° Encontro de Motociclistas de Antonina.
Em Antonina, os participantes terão uma recepção calorosa, que promete esquentar o clima frio previsto para o final de semana na cidade. A gastronomia será uma atração à parte, com destaque para o Bolinhos Serra do Mar, um produto gastronômico autêntico do município. Os participantes poderão degustar o melhor da culinária litorânea, agregando sabores locais à celebração.
Também haverá uma empolgante programação de shows, com bandas ao vivo para animar o público presente nos dois dias de evento:
Sábado, 26/08:
1ª Banda – Made in CWB: Show das 16h30 às 18h30.
2ª Banda – Varanda 78: Show das 19h às 21h.
3ª Banda – Psicompactos: Show das 21h30 até 23h30.
Domingo, 27/08:
1ª Banda – Tio Brother: Show das 10:00 às 12:00.
2ª Banda – Bode Rock: Show das 12:30 até 14h30.
3ª Banda – Michele Mabelle: Show das 15:00 até 17:30.